O fundador e antigo presidente do Olímpico Clube de Lagos Jorge Candeias Santos é candidato à presidência da Associação de Atletismo do Algarve (AAA). As eleições decorrem a 18 de Dezembro e vão eleger o presidente até 2020.
Com o slogan «Uma Associação Para Todos», a lista B, entregue pelo dirigente e atleta lacobrigense, tem como missão «estar próxima de todos os clubes algarvios e contribuir para aumentar o número de praticantes na região».
Parcerias com autarquias e escolas, a criação de novos circuitos de provas e a aposta em fazer do atletismo uma disciplina fulcral na caminhada escolar dos jovens são algumas das bandeiras desta candidatura.
«Queremos que todos os clubes e atletas saibam que podem contar connosco e vamos levar o atletismo a todos os concelhos do Algarve. Queremos uma Associação para todos. Temos a ambição de aumentar o número de praticantes e contribuir para um calendário mais competitivo e atrativo», afirma o candidato.
Uma das maiores preocupações prende-se com o sucessivo abandono de clubes e atletas. «É nosso objetivo ter um calendário que não penalize as organizações dos clubes e fortalecer ainda mais os escalões de formação até seniores, bem como os escalões de veteranos. Sentimos que falta algum entusiasmo e, por isso, é nossa vontade criar um circuito de atletismo de estrada/corta-mato e um circuito de meetings de pista que motive os atletas e clubes», refere Jorge Candeias Santos.
Jorge Candeias Santos é natural de Lagos e é técnico de Desporto da Câmara Municipal de Lagos. Enquanto praticante de atletismo há mais de quatro décadas, o candidato acumulou vários títulos regionais e nacionais, no escalão de veteranos, e representou o ABC «Os Espichenses», além do Olímpico Clube de Lagos.
Um dos pontos altos da carreira de atleta aconteceu em 2013, ao integrar a Seleção Nacional que representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Masters Torino 2013, onde alcançou um 8.º lugar na prova de 800 metros. Já neste mês de Novembro, o candidato completou a sua 12.ª meia-maratona em menos de 12 meses, cumprindo assim mais um objetivo de 2016.
Pelo seu desempenho foi eleito duas vezes dirigente do ano pela AAA, em 2010 e 2014, e treinador do ano, em 1996 e 2004.
Conheça aqui toda a Lista B: