A equipa russa Katusha, número dois do Mundo em 2015, apresenta-se na 42ª Volta ao Algarve, entre 17 e 21 de fevereiro, com um forte coletivo, encabeçado pelo catalão Joaquim Rodríguez e pelo português Tiago Machado.
O diretor desportivo José Azevedo escolheu um bloco com as grandes referências da equipa russa em provas por etapas. Joaquim Rodríguez, que terminou o ano de 2015 no segundo lugar do ranking mundial – que já conquistou três vezes -, está de regresso a uma competição onde já não marca presença desde 2010.
O português Tiago Machado, em contrapartida, é uma presença frequente e tem lutado pela vitória na maior parte das participações. Foi o que aconteceu em 2015, quando foi terceiro classificado, e será o objetivo para 2016.
A corrida portuguesa será disputada por 24 equipas, metade das quais da primeira divisão mundial.
EQUIPAS:
WorldTour: Astana, Cannondale, Etixx-QuickStep, FDJ, IAM Cycling, Katusha, Lotto Soudal, Lotto NL-Jumbo, Movistar, Team Sky, Tinkoff e Trek-Segafredo.
Continentais Profissionais: Bora-Argon 18, Caja Rural-Seguros RGA, Gazprom-RusVelo, Novo Nordisk, Roth e Verva ActiveJet.
Continentais: Efapel, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Hospital de Loulé, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto
ETAPAS:
1.ª Etapa: Lagos – Albufeira, 178,6 km
2.ª Etapa: Lagoa – Fóia, 200 km
3.ª Etapa: Sagres – Sagres, 18 km (Contrarrelógio Individual)
4.ª Etapa: S. Brás de Alportel – Tavira, 187,3 km
5.ª Etapa: Almodôvar – Malhão, 172,7 km