O 1º Encontro do Desporto Escolar de Natação Adaptada decorreu nas Piscinas Municipais de Lagoa, numa organização da Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira (ESPAMOL), com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.
Tendo em conta a sua especificidade, o Encontro realizou-se das 10 às 12 horas, normalmente um período mais tranquilo, de forma a poderem ser utilizados todos os tanques, o que permitiu uma maior variedade de atividades.
O evento, dirigido sobretudo às escolas do Barlavento, contou com 84 participantes com diversas patologias, professores e também os alunos duma turma profissional do Agrupamento ESPAMOL, que deram uma ajuda extra durante a realização das atividades.
«Tendo em conta a alegria e boa disposição por parte de todos os intervenientes, o Encontro foi bastante positivo, estando prevista para breve a realização de outros similares, o que representa uma aposta que deve ser cada vez mais tida em atenção no âmbito do desporto adaptado», salienta a Câmara de Lagoa, em nota de imprensa.
A prática desportiva é um instrumento privilegiado de intervenção com portadores de deficiência, nomeadamente nas vertentes educativa, recreativa, terapêutica e competitiva, sendo importante para a integração na sociedade.
O objetivo do desporto adaptado é fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento das aptidões dos portadores de deficiência, permitindo-lhes maior autonomia através do desenvolvimento cognitivo e da condição física e contribuindo para a integração social e consequente qualidade de vida.
A natação é um dos desportos mais apropriados para portadores de algum tipo de deficiência, devido aos benefícios e às facilidades proporcionados pela execução de movimentos com o corpo imerso na água.
A natação desenvolve coordenação, condicionamento aeróbico, reduz a espasticidade e provoca menos fadiga que outras atividades. Além disso, traz grandes contribuições para o processo de reabilitação e pode reduzir o grau de fraqueza.