A Etixx-QuickStep, o Louletano-Hospital de Loulé e a Rádio Popular-Boavista já fizeram chegar à organização da Volta ao Algarve os boletins de inscrição na 42ª edição da corrida, que vai disputar-se entre 17 e 21 de fevereiro.
A formação belga do WorldTour apresenta-se com um bloco fortíssimo, que inclui cinco corredores que terminaram a época de 2015 no top 100 mundial: o checo Zdenek Stybar, 31º, o campeão holandês de fundo, Niki Terpstra, 37º, Tom Boonen, 79º, o tetracampeão da Alemanha de contrarrelógio e vencedor da Volta ao Algarve em 2011 e 2013, Tony Martin, 92º, e o vice-campeão belga de contrarrelógio, Yves Lampaert, 99º.
A equipa fica completa com o sprinter alemão Marcel Kittel, que tenta recuperar em 2016 o estatuto de melhor sprinter do Mundo que lhe foi atribuído em 2013 e em 2014, com o seu lançador Maximiliano Richeze e com Julien Vermote.
O Louletano-Hospital de Loulé vai correr em casa com um conjunto luso-espanhol, a que se juntam os representantes portugueses Sandro Pinto, João Benta, Samuel Magalhães e Rui Rodrigues. De Espanha, apresentar-se-ão na linha de partida Eloy Teruel, Vicente García de Mateos, José de Segovia e Francisco Cantero.
A Rádio Popular-Boavista inscreveu um conjunto em que metade dos corredores fará a estreia na equipa. É o caso dos espanhóis Pablo Guerrero, Victor Etxebarria e Carlos Jiménez, e do francês Guillaume Almeida. A continuidade face a 2015 é dada pelos lusos Frederico Figueiredo, Daniel Silva, César Fonte e David Rodrigues.
Equipas
WorldTour: Astana, Cannondale, Etixx-QuickStep, FDJ, IAM Cycling, Katusha, Lotto Soudal, Lotto NL-Jumbo, Movistar, Team Sky, Tinkoff e Trek-Segafredo.
Continentais Profissionais: Bora-Argon 18, Caja Rural-Seguros RGA, Gazprom-RusVelo, Novo Nordisk, Roth e Verva ActiveJet.
Continentais: Efapel, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Hospital de Loulé, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto
Percurso
1ª Etapa: Lagos – Albufeira, 177 km
2ª Etapa: Lagoa – Fóia, 198,6 km
3ª Etapa: Sagres – Sagres, 18 km (Contrarrelógio Individual)
4ª Etapa: S. Brás de Alportel – Tavira, 192,6 km
5ª Etapa: Almodôvar – Malhão, 169 km