Teresa Fernandes (Atlantic Service/Clube Xelb) venceu na sexta-feira a prova de veteranas do Campeonato Nacional de Contrarrelógio, em Anadia, gastando 23m41s para percorrer os 14,4 quilómetros. Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) foi a segunda, a 36 segundos, e Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI) foi a terceira, a 37 segundos.
As restantes categorias foram ganhas pela elite Katarina Larsson (Rodabike/ACRG Gondomar), pelos juniores Ivo Oliveira (Bairrada) e Ana Lopes (Ouriquense), e ainda pelos cadetes João Almeida (CC José Maria Nicolau) e Beatriz Lopes (Ouriquense), que se sagraram também campeões nacionais de contrarrelógio, em Anadia.
A prova de elite feminina assistiu ao surpreendente triunfo de Katarina Larsson, que precisou de 31m37s para cobrir os 19,3 quilómetros da corrida. Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) foi a vice-campeã, a 3 segundos, batendo por apenas 200 milésimos de segundo a terceira classificada, Isabel Caetano.
Os juniores masculinos também competiram ao longo de 19,3 quilómetros, tendo Ivo Oliveira (Bairrada) levado a melhor sobre a concorrência, com 26m34s. A 2 segundos ficou Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau). Jorge Magalhães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi o terceiro, a 59 segundos.
As juniores femininas cumpriram 14,4 quilómetros que resultaram num duelo aceso entre as três primeiras classificadas. Ana Lopes (Ouriquense) foi a vencedora, com 23m29s, batendo Andreia Alves (Acreditar/AC Malveira) por apenas dois segundos. A terceira classificada, a 14 segundos, foi Ana Silvestre (Atlantic Service/Clube Xelb).
Os cadetes masculinos também pedalaram em solitário ao longo de 14,4 quilómetros. O CC José Maria Nicolau dominou, conseguindo os dois primeiros lugares, através de João Almeida, vencedor, com 18m25s, e de Daniel Viegas, segundo classificado, a 7 segundos. Rui Miguel (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) fechou o pódio, a 35 segundos.
Beatriz Lopes (Ouriquense) foi a mais rápida nos 14,4 quilómetros da corrida de cadetes femininas, com 22m55s. Soraia Silva (Bairrada) correu em casa e conseguiu o segundo posto, a 34 segundos. Maria Martins (Ouriquense) completou os lugares de honra, a 35 segundos da vencedora e colega de equipa.