Miguel Oliveira, o jovem piloto português de Moto2 que, na época passada, foi vice-campeão do mundo, é a grande surpresa da Parkalgar Racing Team para as 12 Horas de Portimão, a corrida do Mundial de Endurance que, entre os dias 10 e 12 de Junho, se vai disputar no Autódromo Internacional do Algarve.
A Miguel Oliveira junta-se outro Miguel, o Praia, tal como foi anunciado pela Parkalgar este domingo, no espaço da Região de Turismo de Algarve na BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa.
Aos comandos de uma Yamaha R1M com especificações Superbike – a categoria máxima do mundial de Endurance – os dois pilotos pilotos portugueses de velocidade com palmarés mais extenso irão discutir a vitória naquela que será a primeira prova deste campeonato a realizar no circuito de Portimão.
“Será uma oportunidade única para todos poderem ver, lado a lado e na mesma pista, o Miguel Praia e o Miguel Oliveira, num evento único em Portugal. Esta reunião irá acontecer apenas nesse fim-de-semana e será, sem qualquer questão, uma oportunidade única para os fãs de ambos os pilotos os verem em ação em Portugal”, disse Paulo Pinheiro, o responsável pela equipa, que será como que uma seleção nacional com os seus dois expoentes máximos.
Para Miguel Praia, esta oportunidade de ter como companheiro de corrida Miguel Oliveira representou mesmo o colocar, por alguns tempos, a reforma desportiva de lado e voltar a treinar para um evento único.
“Não podia dizer que não a esta oportunidade. Poder correr ao lado do Miguel, com o mesmo objetivo, é sem dúvida um momento único”, disse o piloto algarvio.
“A minha experiência, em conjunto com a rapidez que todos sabemos que ele tem, irá ser certamente um argumento de peso para discutirmos a vitória nesta corrida, onde estaremos aos comandos de uma Superbike e não de uma Superstock, como originalmente esteve agendado” referiu Miguel Praia, o único piloto presente na cerimónia de apresentação, visto Miguel Oliveira estar a cumprir tratamentos aos dedos, ainda em recuperação depois de uma queda quando testava em Jerez de La Frontera.
Aos dois pilotos portugueses, deverá ainda juntar-se um terceiro elemento, que será em breve anunciado.
A equipa vai utilizar uma Yamaha R1M preparada com as mais recentes especificações da marca para esta modalidade, num esforço em que se envolveu também a Yamaha Motor de Portugal, que, desta forma, aposta numa equipa que quer discutir a vitória em Portimão.
Miguel Oliveira
A 4 de Janeiro de 1995 nascia Miguel Oliveira na freguesia do Pragal, em Almada, e tornou-se no primeiro português a participar no Campeonato do Mundo de Motociclismo a tempo inteiro.
Atualmente, é o atleta nacional do seu escalão etária que mais visibilidade mediática tem em Portugal e além fronteiras. Em paralelo, frequenta o mestrado integrado de medicina dentária, sendo um exemplo de determinação e empenho para todos os jovens.
Com apenas 9 anos de idade, Miguel Oliveira iniciou a sua carreira desportiva e terminou o ano de estreia em 4• lugar no campeonato nacional de MiniGP. Nesse mesmo ano, foi condecorado pela Confederação Desporto de Portugal no reconhecimento do seu talento.
Os seus primeiros sucessos desportivos chegaram em 2005 quando venceu o campeonato Português de MiniGP e o World Festival Metrakit em Espanha, frente a 192 pilotos oriundos de 14 nações.
Revalidou o título Português em 2006 e terminou 2º da Copa Calypso, tendo ainda vencido todas as corridas do Campeonato Andaluz em que participou sem poder pontuar. Em 2007 subia de categoria e ganhava o campeonato Mediterrâneo Pre-GP125.
No ano de 2008, participou em diversos campeonatos com participações esporádicas onde se destacou na Redbull Rookies com duas vitórias consecutivas nas três participações.
Em 2009, era terceiro no CEV (campeonato nacional espanhol) e 5º classificado no campeonato da europa.
Já em 2010 vencia 5 das 7 provas do calendário para terminar em 2º apenas dois pontos do seu rival Maverick Viñales tendo também nesse ano se sagrado vice-campeão da Europa, antes da sua estreia no campeonato do mundo em 2011.
Depois de um ano de 2011 difícil, Miguel Oliveira regressou a tempo inteiro em 2012, na equipa da Estrella Galicia, aos comandos da Sutter Honda, onde conquistou dois pódios (Catalunha e Austrália) e ficou em oitavo no campeonato.
Em 2013, juntou-se à Mahindra Racing e fez as manchetes por ter conseguido o primeiro pódio do gigante indiano na Malásia, entrando assim para a História da equipa, antes de ter sido recrutado pela Redbull KTM Ajo, para a época de 2015.
Em 2015, iniciou a sua temporada com a KTM na equipa da Ajo Motorsport e conquistou 6 vitórias, três 2ºs lugares e 1 pole position, garantido assim o título de vice-campeão do mundo fazendo uma recuperação estrondosa e que surpreendeu toda a gente, para terminar a apenas 6 pontos do ceptro.
Em 2016, Miguel Oliveira junta-se a Kent em Moto2, com a Leopard Racing.