O livro “Vítor Tenazinha – Brioso, Valoroso, Combativo”, da autoria de Neto Gomes e que homenageia este ciclista louletano, vai ser apresentado no dia 14 de Outubro, a partir das 11h30, no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé.
Este será um «relato pleno de emoção da vida de um dos maiores ciclistas algarvios de todos os tempos, através da escrita de uma outra referência da modalidade que durante várias edições foi o speaker da Volta a Portugal em Bicicleta», diz a Câmara de Loulé.
O livro inclui testemunhos escritos, recortes de jornais, fotografias da família, amigos e colegas.
Vítor José Tenazinha Sousa nasceu a 25 de Outubro de 1941, em Boliqueime. Desde cedo que mostrou propensão para o ciclismo. Ciclista combativo, obteve sempre ótimas classificações e venceu etapas em grandes prémios e na “Volta a Portugal”. Chegou a fazer parte da Seleção Portuguesa que disputou a “Volta a Espanha”, em 1962.
Em 1965, última temporada em que representou o Louletano, foi selecionado para a “Volta ao Futuro” (França) e obteve o 11.º lugar na “Volta a Portugal”.
Passou depois pelo Benfica ao lado de ciclistas como Peixoto Alves, Francisco Valada, Fernando Mendes, Américo Silva e afirmou-se no Sporting, desfilando vitoriosamente com João Roque, Leonel Miranda, Sérgio Páscoa, Firmino Bernardino e Joaquim Agostinho.
Terminada a sua carreira emigrou para os Estados Unidos, tendo regressado à sua terra natal para investir em Vilamoura e Quarteira. Em 1994, foi agraciado pela Câmara Municipal de Loulé com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Bronze.
Vítor Tenazinha morreu a 7 de Setembro de 2022.
A obra tem prefácio do ex-Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, conterrâneo de Tenazinha, e conta com mensagens do presidente da Câmara Municipal de Loulé Vítor Aleixo e do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo Delmino Pereira.
A apresentação do livro é precedida pela inauguração dos nomes dos ciclistas que representaram as equipas de Loulé na Volta a Portugal, entre 2000 e 2022, na Rotunda do Ciclista, em frente à BP, às 10h30.