O belga Frans Claes (Loving Hut Team ), em Elite, foi o grande vencedor da Maratona do Campeonato do Algarve XCM 2015, que se disputou este domingo em Monchique, num percurso seletivo e em condições climatéricas adversas.
No entanto, para atribuição da camisola de campeão regional o belga não podia ser contabilizado, uma vez que esta se destinava apenas a atletas filiados na Delegação do Algarve da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Em segundo lugar, na categoria de Elite Masculina, ficou Andrew Henriques (BTT Loulé/BPI), logo seguido de Valdemar Teixeira (Extremosul/CA Messines/Hotel Alísios).
Na Elite Feminina, ganhou a campeã nacional (e agora regional) Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI), tendo Francielle Crestan (Extremos Sul/CA Messines/Hotel Alisios) ficado no 2º posto.
Em Master 30, sagrou-se campeão regional Rafael Sacramento (ADECT), seguido de Valério Ferreira (BTT Loulé/BPI), em 2º, e Marco Nunes (Chão das Donas/G-Ride), em 3º.
Na categoria de Master 40, o primeiro lugar do pódio e a camisola de campeão regional coube a João Martins (ADECT), com Jacinto Neves (Extremosul/CA Messines/Hotel Alisios) e António Brissos (BTT Loulé/BPI), na 2ª e 3ª posições, respetivamente.
Em Master 50, o vencedor foi António Apólo Master (individual), seguindo-se Ilídio Carvalho (GPP/ Talho André/NI.FI.ÍR – Pescados) e José Coelho (Extremosul/CA Messines/Hotel Alisios).
O veterano Carlos Cabrita (BTT Loulé/BPI) voltou a ser o triunfador em Master 60, seguido de Rens Grevenstuk, também do BTT Loulé/BPI.
Finalmente, em Master Feminino, a vencedora foi Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI), a única das duas atletas deste escalão que terminou a prova.
Por equipas, venceu o BTT Loulé/BPI, com o Extremosul/CA Messines/Hotel Alisios, em 2º, o 7Chão das Donas/G-Ride em 3º, o BCF/AlgarveBikeChallenge em 4º, o GPP/ Talho André/NI.FI.ÍR-Pescados em 5º, o MCF/Xdream/Município de São Brás em 6º e finalmente o Garra-Onebike em 7º.
O campeonato disputou-se nesta prova única para definição dos campeões regionais de maratona BTT, na vertente XCM.