400 atletas e treinadores foram homenageados, este domingo, 16 de Dezembro, em Portimão, numa gala em que a distinção Cidade Europeia do Desporto (CED) 2019 já foi um dos panos de fundo.
«Em clima de festa, a Gala do Desporto de Homenagem aos Campeões Portimonenses distinguiu os atletas, técnicos e dirigentes que se destacaram ao longo da época 2017/2018, a nível regional, nacional e internacional, num total superior a 400 medalhados», diz a Câmara de Portimão.
À entrada do Portimão Arena, os participantes na Gala do Desporto receberam a pulseira CED 2019, «um amuleto para prendermos ao pulso e assim, simbolicamente, assumirmos o compromisso de fazermos da Cidade Europeia do Desporto 2019 um evento bandeira que tornará os portimonenses mais ativos, com espaços desportivos de qualidade, o qual terá um impacto significativo na nossa principal atividade económica, que é o turismo», destacou Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão.
A autarca convidou os presentes a levantarem, a partir de 7 de Janeiro, o ingresso para a cerimónia de abertura do CED 2019, marcada para 18 de Janeiro, e que se perfila como «o maior espetáculo multimédia/videomapping já alguma vez feito indoor, que terá como convidados especiais Jorge Pina e Rosa Mota e promete uma viagem imersiva pela história, pelo desporto e pela portugalidade, numa interação de performances artísticas e musicais».
O programa inclui ainda um concerto dos Amor Electro, no qual Mariza Liz interpretará o hino de Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019, título atribuído pela ACES – European Capitals and Cities of Sport Fereration, como reconhecimento pelo empenho e qualidade que o Município de Portimão tem vindo a imprimir no âmbito do desenvolvimento do desporto e na promoção de boas práticas nesta área.
Sobre a programação pensada para o próximo ano, a autarca fez questão de sublinhar que, «se estão à espera de grandes manifestações desportivas, grandes eventos, não as vão encontrar».
«Nunca escondi que a candidatura não era megalómana e sempre referi que iríamos continuar com os pés bem assentes na terra e que os primeiros objetivos passariam por empreender um evento sobre o mote ‘Mais Desporto para todos’, permitindo – por exemplo – que o índice de prática desportiva passe dos atuais 40 para os 50 por cento», disse Isilda Gomes.
Segundo a presidente da Câmara, que convidou os presentes a aderir à bolsa de voluntariado entretanto aberta para interessados com mais de 16 anos, o movimento associativo estará envolvido, «tendo sido por isso que todos os eventos apresentados pelos clubes à autarquia se encontram contemplados na programação».
Isto porque um dos principais objetivos que norteia o CED é, nas palavras da presidente, «alterar as próprias políticas municipais na conceção e gestão do desporto na cidade».