Quem irá seguir os passos do francês Alexander Levy (2014), do inglês David Lynn (2012) ou do irlandês Shane Lowry (2011) e levantar o troféu do principal torneio português de golfe? É o que se vai ficar a saber já esta semana, na 9ª edição do Portugal Masters, prova do European Tour com dois milhões de euros em prémios, que, de 15 a 18 de outubro, concentra as atenções do golfe mundial no Algarve.
O sempre concorrido Pro-Am está marcado para a véspera, dia 14, e contará também com os vencedores do Algarve Masters Pro-Am, torneio promovido pela Região de Turismo do Algarve (RTA), que atribuiu, aos três melhores classificados, convites para a competição que junta profissionais e amadores no dia anterior ao início do Portugal Masters.
Durante todo o evento, que tem como palco o Oceânico Victoria Course, em Vilamoura, o Algarve promove-se num stand exclusivo na Aldeia das Tendas, junto ao buraco 18, animado pela RTA com a distribuição de informação do destino e dos campos de golfe algarvios e de give-aways alusivos à modalidade.
Este ano, o público terá ainda à disposição um putting green para praticar tacadas de curto alcance e, assim, testar as habilidades golfísticas.
O expositor estará aberto das 09h00 às 18h00 no dia 14 (Pro-Am), das 09h00 às 19h30 nos dias 15 e 16 e das 08h30 às 18h30 no fim de semana, 17 e 18.
Para o presidente da RTA, «é uma honra acolher alguns dos melhores jogadores do ranking mundial num dos principais torneios do European Tour, que chega a 400 milhões de lares em todo o mundo».
Desidério Silva considera que «o Algarve reúne todas as condições para que o evento seja um sucesso, pois a região foi por diversas vezes eleita Melhor Destino de Golfe da Europa», conclui.
Diversas vezes distinguido como o melhor campo de golfe nacional e considerado um dos mais sofisticados campos da Europa, o Oceânico Victoria Course tem uma área aproximada de 90 hectares e é um PAR 72 championship course, projetado pelo norte-americano Arnold Palmer, um dos melhores jogadores da história do golfe profissional.
Com mais de um milhão de voltas anuais nos 40 campos da região, o golfe é o principal produto turístico do Algarve fora da época balnear, tendo registado no primeiro semestre do ano 603 mil voltas, mais 6,2 por cento do que em igual período do ano anterior.