Ruben Faria regressou este sábado à competição, no arranque da edição 2014 do Campeonato Nacional TT, depois do acidente que o colocou fora do Dakar em janeiro.
A primeira prova da nova temporada realiza-se este fim-de-semana na região alentejana do Gavião, em mais uma edição do Raid TT Ferrarria.
No primeiro dia de competição, os pilotos enfrentaram uma única passagem a um setor seletivo com 45 quilómetros de extensão, percurso no qual Ruben Faria foi o 7º classificado aos comandos da KTM 350 com que vai estar presente no campeonato interno em 2014.
No final, o piloto de Olhão perdeu dois minutos e 28 segundos para o primeiro classificado, terminando o dia na sétima posição.
«Não posso dizer que foi um bom início, mas, ao mesmo tempo, não posso me esquecer que não ando de moto em ritmo competitivo desde a queda do Dakar. Fisicamente estou bem, mas faltam-me alguns automatismos no andar de moto, especialmente com estas motos mais pequenas e leves. Mas correu tudo bem, não quis correr demasiados riscos com uma moto que, mesmo sendo excelente, perde para as 450 nas longas retas do Alentejo».
Este domingo, Ruben Faria e a restante caravana do campeonato nacional de TT enfrentam uma dupla passagem a um setor seletivo mais longo – 80 quilómetros de extensão – que decidirá a classificação final desta primeira prova do campeonato nacional 2014.
«Amanhã será um dia mais longo, mas muito semelhante em termos de traçado. Quero acima de tudo chegar ao final em segurança e recuperar o meu ritmo. Na passada semana, estive na Áustria em treinos físicos com a equipa, agora falta apenas ganhar ritmo, algo que os quilómetros ajudam a aparecer naturalmente», disse o piloto algarvio.
Ruben Faria está assim de volta à competição depois do Dakar 2014, este domingo a tentar recuperar da sétima posição em que terminou a jornada de abertura.