O piloto algarvio Ruben Faria tem já confirmada a sua participação no Dakar 2012, que se vai disputar entre 1 e 15 de janeiro, desde Mar del Plata (Argentina) até Lima (Peru), atravessando também a República do Chile.
Ruben Faria receberá o número 8 para a sua KTM 450 cc. Rally e será, uma vez mais, o homem de confiança de Cyril Despres e de toda a estrutura oficial da marca austríaca, que ambicionam regressar às vitórias na mais emblemática prova do calendário mundial de todo-o-terreno.
Antes de deixar o Algarve, Ruben Faria está prestes a finalizar um demorado período de preparação física, perturbado por uma queda durante uma competição em Portugal, ocorrida em setembro passado e de que resultaram três costelas fraturadas. O Sul Informação foi ao encontro do piloto algarvio no topo do Cerro de São Miguel e interrompeu por momentos um treino de bicicleta, para uma breve conversa.
Ruben Faria descreveu alguns detalhes da sua preparação, baseada em três vertentes fundamentais: o ginásio, a bicicleta e a moto.
No ginásio que frequenta com assiduidade, em Montenegro, Faro, conta com a orientação de um personal trainer, Jorge Brioso, ex-piloto de motocross, que assumiu a responsabilidade de estabelecer o plano de preparação física.
Na estrada, sempre a pedalar, Ruben Faria complementa o trabalho do ginásio, na companhia quase diária de Luís Silva, profissional do Clube de Ciclismo de Tavira e amigo pessoal.
O treino em cima da moto, explicou Ruben Faria, acabou por ser a componente mais perturbada pela referida queda. Foi necessário parar com os treinos para possibilitar o restabelecimento, e abandonada teve de ser a participação no Rally de Marrocos 2011, que decorreu entre 16 e 22 de outubro (e onde um outro piloto português, Helder Rodrigues, se sagrou Campeão do Mundo da modalidade).
Ruben Faria assume, mesmo assim, que conseguiu já recuperar muito do tempo perdido e se encontra agora num bom momento de forma. Prova disso é que no Algarve tem estado, desde há cerca de duas semanas, o seu mecânico pessoal, o jovem francês Benjamin Melot, para acompanhar de muito perto os treinos do algarvio e prepararem em conjunto, com todo o detalhe, as minuciosas afinações da KTM que será utilizada na América do Sul.
O espírito de equipa com Cyril Despres também não tem sido descurado, e o piloto francês já fez uma série de treinos em trilhos algarvios e está, nestes dias, a fazer uma última visita pré-competitiva.
Depois do Dakar 2012 Ruben Faria não tem ainda, no entanto, um calendário competitivo detalhadamente traçado. O contrato com a KTM internacional dura até ao final de outubro de 2012, mas o algarvio ainda não conhece em detalhe os planos dos patrões austríacos.
No ar está uma participação no Enduropale du Touquet 2012, nos primeiros dias de Fevereiro, a convite da Red Bull France, e claro está, em março a participação na Baja Carmim (ex-Terras d’el Rei), a que se seguirão outras provas do campeonato português.
O algarvio não esconde o gosto que tem por competir em Portugal, até porque o ritmo é sempre muito intenso e rápido, em grande medida pelo tipo de terrenos e traçados utilizados, mas esclarece que há ainda muitas questões em aberto, ao nível do envolvimento do novo importador da marca austríaca para Portugal, a Jetmar, e de outros patrocinadores habituais do piloto, como é o caso da Vodafone.
A terminar a conversa, Ruben Faria não deixou de manifestar ter boas expetativas para o futuro, mas agora todas as atenções estão centradas para um Peru que se começará a provar pouco depois do Natal.
Siga Ruben Faria no Facebook: http://pt-br.facebook.com/page