O Sporting-Tavira, a Movistar e a Efapel já enviaram à organização da Volta ao Algarve o elenco de corredores com que vão disputar prova, entre 17 e 21 de fevereiro.
O coletivo espanhol, vencedor do ranking WorldTour por equipas em 2015, chega a Portugal com um bloco capaz de lutar pela camisola amarela. O diretor desportivo José Luis Jaimerena vai contar com os melhores contrarrelogistas ibéricos e com trepadores de qualidade.
Entre os eleitos, está o campeão português de contrarrelógio Nelson Oliveira, bem como os três primeiros classificados do Campeonato de contrarrelógio de Espanha, Jonathan Castroviejo, Gorka Izaguirre e Jesús Herrada.
O vencedor da Volta à Polónia em 2015, Ion Izaguirre, é outro dos selecionados, devendo partilhar com Nelson Oliveira o estatuto de chefe de fila. José Joaquín Rojas terá uma palavra a dizer nas etapas com final ao sprint, enquanto Francisco Ventoso e Antonio Pedrero assumirão o papel de gregários.
A Volta ao Algarve será a primeira competição das equipas portuguesas em 2016. Após o Louletano-Hospital de Loulé e a Rádio Popular-Boavista informarem a organização sobre os ciclistas escolhidos, foi a vez da Efapel e do Sporting-Tavira.
O italiano Rinaldo Nocentini será o chefe de fila dos sportinguistas de Tavira, juntando-se aos portugueses Válter Pereira, Luís Fernandes e David Livramento e aos espanhóis David de la Fuente, Mário González, Jesús Ezquerra e Óscar González.
A Efapel promete ser uma das formações mais portuguesas da corrida, alinhando com um espanhol, Álvaro Trueba, e com sete lusos, Joni Brandão, Filipe Cardoso, Rafael Silva, Hélder Ferreira, Daniel Mestre, Henrique Casimiro e António Barbio.
A corrida portuguesa será disputada por 24 equipas, metade das quais da primeira divisão mundial.
Equipas:
WorldTour: Astana, Cannondale, Etixx-QuickStep, FDJ, IAM Cycling, Katusha, Lotto Soudal, Lotto NL-Jumbo, Movistar, Team Sky, Tinkoff e Trek-Segafredo.
Continentais Profissionais: Bora-Argon 18, Caja Rural-Seguros RGA, Gazprom-RusVelo, Novo Nordisk, Roth e Verva ActiveJet.
Continentais: Efapel, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Hospital de Loulé, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto
Percurso
1ª Etapa: Lagos – Albufeira, 177 km
2ª Etapa: Lagoa – Fóia, 198,6 km
3ª Etapa: Sagres – Sagres, 18 km (Contrarrelógio Individual)
4ª Etapa: S. Brás de Alportel – Tavira, 194 km
5ª Etapa: Almodôvar – Malhão, 169 km