A equipa de Sub-16 Masculinos do Imortal Basket Club fechou da melhor forma o seu percurso no campeonato, revalidando mais uma vez o título regional, na final que se disputou em Portimão.
Os jovens albufeirenses, que foram os últimos a entrar em prova na presente época, foram ultrapassando jogo após jogo os seus adversários diretos, fechando a fase regular com oito vitórias em outros tantos jogos.
Chegados à fase final do Campeonato Regional e com o favoritismo a recair sobre os albufeirenses, a equipa entrou e respondeu da melhor forma no primeiro jogo, com uma vitória frente ao GC Olhanense por 76×45.
No segundo dia de prova, face aos resultados obtidos no dia anterior, cabia ao Imortal defrontar o SC Farense. A equipa de Albufeira venceu mais uma vez, por 87×57.
No último dia de prova e com as aspirações de renovação do título regional no máximo, o Imortal partiu para esta última etapa com muita confiança, mas também ciente que só com muito trabalho e determinação conseguiria levar de vencida a formação do Portimonense e assim atingir o seu objetivo, e assim foi.
O início de jogo caracterizou-se por muita luta e entrega de ambas as equipas, com a produção ofensiva a ficar aquém, face aos inúmeros turnovers provocados de parte a parte e ao menor acerto no momento de atacar o cesto, pelo que o resultado de 6×7 ao fim dos primeiros 10 minutos refletia o estado dos acontecimentos.
Retomado o jogo, com o Portimonense a fazer-se valer sobretudo da sua defesa zona 2×3, conseguia atrasar o Imortal na hora de fazer avançar o marcador. Mas, ainda assim, ao intervalo havia uma vantagem de 25×21, favorável aos albufeirenses.
Na 2ª parte, o Imortal entrou ainda mais determinado, jogando com grande sentido de entreajuda, em termos defensivos e ofensivos. De tal forma que os albufeirenses ampliaram a sua vantagem à meia hora de jogo com o marcador a assinalar 43×29.
Com os derradeiros 10 minutos por jogar, o Imortal voltou a entrar da melhor forma, com o Portimonense ainda a tentar reduzir a desvantagem e a correr mais riscos. Saindo na transição de forma rápida e segura, o Imortal conseguiu finalizar em vantagem numérica e concluir a sua ação ofensiva com vistosas assistências, para euforia do muito público presente e em particular dos que se deslocaram de Albufeira.
O jogo terminou com 57×38, resultado que conferiu desde logo o título regional de Sub-16 Masculinos ao Imortal, coroando o percurso 100% vitorioso da equipa.
Os jogadores do Imortal Miguel Gomes, Tomás Gaziaux e Claudio Ohler foram escolhidos para o 5 ideal, enquanto Miguel Gomes foi eleito como MVP (Most Valuable Player).