A britânica Fiona Hunter-Johnston (Fusion Fierlan RT) dominou a jornada dupla de arranque da Taça de Portugal Feminina de Ciclismo, vencendo em Loulé e em Albufeira, nas duas primeiras corridas pontuáveis, no sábado e no domingo, respetivamente.
A ciclista britânica foi a mais forte no final da tarde de sábado, na pista Bexiga Peres, Loulé, e repetiu a superioridade na manhã deste domingo, em Albufeira, onde se realizou a segunda corrida da Taça de Portugal Feminina.
A competição de elite deste domingo somou 73,8 quilómetros, que o grupo dianteiro de quatro corredoras completou em 2h25m42s. Fiona Hunter-johnston triunfou diante de duas ciclistas da equipa da casa 5Quintas/Município de Albufeira, Irina Coelho e Liliana Jesus, segunda e terceira.
Fiona Hunter-johnston sai do fim de semana algarvio confortavelmente no topo da classificação geral de elite, com 100 pontos. A segunda classificada, com 45 pontos, é Irina Coelho.
A júnior Maria Martins (Bairrada) também começou a edição de 2017 da Taça de Portugal Feminina com duplo triunfo. Hoje, na prova de 59 quilómetros, a medalhada no Europeu de pista do ano passado bateu ao sprint Marta Branco (Maiatos/Reabnorte). A terceira classificada, a 18 segundos, foi Raquel Silva (5Quinas/Município de Albufeira).
A competição de cadetes adivinha-se mais renhida. No sábado, na pista de Loulé, impôs-se Joana Pereira (5Quinas/Município de Albufeira). No dia seguinte, nas estradas de Albufeira, os 44,3 quilómetros de corrida terminaram com triunfo de Daniela Campos (5Quinas/Município de Albufeira). Nas contas da geral da Taça, as duas corredoras estão empatadas no topo, somando 85 pontos.
Elisete Sousa (5Quinas/Município de Albufeira) fez a dobradinha nas duas corridas deste fim de semana na categoria master. Coletivamente, também a formação de Albufeira somou dois triunfos e lidera o ranking por equipas ao fim das duas primeiras das cinco provas que constituem a Taça de Portugal Feminina em 2017.