O alto do Malhão, em Loulé, encheu-se este domingo com milhares de entusiastas de ciclismo que vitoriaram o espanhol Alberto Contador (Tinkoff), que conquistou a quinta e última etapa da Volta ao Algarve, e o britânico Geraint Thomas (Sky), que ganhou a geral.
Das equipas algarvias, foram novamente os respetivos chefes-de-fila a ser os mais bem classificados, na etapa, e na geral final. Assim, João Benta (Louletano/Hospital de Loulé), que hoje fez o 18º melhor tempo no Malhão, foi o melhor algarvio, tendo acabado a Algarvia na 26ª posição da Geral.
Da formação do Sporting/Tavira, Rinaldo Nocentini concluiu a 5ª e última etapa na 29ª posição, a mesma que alcançou na classificação geral.
Alberto Contador foi claramente o mais forte na tirada de 169 quilómetros, iniciada em Almodôvar.
O corredor espanhol atacou nas duras rampas do Malhão e venceu destacado, com 20 segundos
sobre Fabio Aru (Astana), Thibaut Pinot (FDJ) e Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), que
cortaram a meta por esta ordem.
O galês Geraint Thomas foi quinto classificado, a 28 segundos de Contador, um desempenho suficiente para conquistar a camisola amarela Cyclin’Portugal.
O alemão Tony Martin (Etixx-QuickStep), que partiu de amarelo no corpo, perdeu o contacto com o grupo dos favoritos na primeira das duas subidas ao Malhão, afundando-se na classificação geral.
Depois da primeira passagem pela subida louletana, o pelotão principal seguiu a ritmo muito elevado, através de um percurso sinuoso, de sobe e desce, que lembrava as clássicas das Ardenas.
Este endurecimento foi essencial para que a escalada final provocasse mais diferenças do que é usual e para que Alberto Contador conseguisse o terceiro triunfo no Malhão, depois de já ali ter celebrado em 2010 e em 2014.
“Esta é uma corrida que me traz sorte e apesar de saber que se trata da primeira competição do ano sabia que me encontrava bem. No segundo dia faltou-me a energia, alimentei-me mal e perdi demasiado tempo. Estou contente por ter ganho e por ter chegado ao pódio. Agradeço aos meus companheiros por esta vitória”, disse Contador após celebrar a subida ao pódio.
Geraint Thomas manteve-se alheio à disputa da etapa, mas sagrou-se vencedor da Volta ao Algarve pelo segundo ano consecutivo. O homem da Sky encabeçou um pódio formado ainda por Ion Izagirre (Movistar), que gastou mais 19 segundos, e por Alberto Contador, cujo excelente desempenho nesta etapa o levou ao pódio.
“Foi um dia difícil. Com o vento forte foi ainda mais complicado. Quando o Contador atacou tentámos manter a calma e não nos precipitamos a ir atrás dele. Mantivemos o ritmo para vencer a geral. Tive a maior paragem de pré-epoca da minha carreira – foram cinco semanas sem a bicicleta – e não sabia se ia estar bem. Estava sob bastante pressão porque no ano passado vim para ajudar o Richie e este ano tinha os rapazes a trabalhar para mim. Foi bom poder ganhar para lhes agradecer”, afirmou Geraint Thomas.
O algarvio Amaro Antunes ((LA Alumínios-Antarte) confirmou hoje o excelente desempenho ao longo de toda a corrida, terminando na décima posição, a 1m27s do vencedor, conquistando o estatuto de melhor português. Tiago Machado (Katusha) foi 11.º, Nelson Oliveira (Movistar)13.º e Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA) 15.º.
A russa Katusha venceu coletivamente a Volta ao Algarve. A melhor equipa portuguesa foi o Sporting/Tavira (13º), enquanto o Louletano/Hospital de Loulé ocupou a 22ª posição. A formação W52/FC Porto foi a penúltima, em 23º lugar.
O alemão Marcel Kittel (Etixx-QuickStep) conquistou a camisola verde Turismo do Algarve, símbolo de vencedor da classificação por pontos. O Alexandr Kolobnev, contratado para dar experiência à Gazprom-RusVelo que vai alinhar no Giro de Itália, subiu ao pódio na primeira corrida pela formação russa para vestir a camisola azul Liberty Seguros de melhor trepador. O melhor jovem e dono da camisola branca Fundação do Desporto foi o belga Tiesj Benoot (Lotto Soudal).
Classificações/Results
5.ª Etapa/5th Stage: Almodôvar – Malhão, 169 km
1. Alberto Contador (Tinkoff), 4h24m47s (38,295 km/h)
2. Fabio Aru (Astana), a 20s
3. Thibaut Pinot (FDJ), mt
4. Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), mt
5. Geraint Thomas (Sky), a 28s
6. Primoz Roglic (Lotto NL-JUmbo), mt
7. Rigoberto Urán (Cannondale), mt
8. Dries Devenyns (IAM Cycling), a 30s
9. Julián Arredondo (Trek-Segafredo), mt
10. Jarlinson Pantano (IAM Cycling), mt
Geral/General
1. Geraint Thomas (Sky), 18h34m15s
2. Ion Izagirre (Movistar), a 19s
3. Alberto Contador (Tinkoff), a 26s
4. Thibaut Pinot (FDJ), a 32s
5. Primoz Roglic (Lotto NL-Jumbo), a 49s
6. Tony Gallopin (Lotto Soudal), a 50s
7. Ilnur Zakarin (Katusha), a 1m03s
8. Jarlinson Pantano (IAM Cycling), a 1m04s
9. Fabio Aru (Astana), a 1m25s
10. Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), a 1m27s
Fotos: Nelson Inácio, João Fonseca e Helder Romão: