Tiago Machado (RadioShack-Leopard) é, pelo segundo mês consecutivo, o comandante do Ranking Ciclista do Ano, organizado pela Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais, sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo.
O equilíbrio patenteado pelas equipas portuguesas nas duas provas de março, o Troféu LabMed e a Volta ao Alentejo, permitiu ao corredor natural de Vila Nova de Famalicão segurar o primeiro posto na tabela, graças aos 165 pontos que amealhou, no mês passado, na Prova de Abertura e na Volta ao Algarve.
O pódio é totalmente preenchido pelos mesmos corredores que em fevereiro já ocupavam as posições cimeiras, havendo, no entanto, uma troca entre o segundo e o terceiro classificados.
O chileno Carlos Oyarzun (Louletano-Dunas Douradas) é quem agora está mais próximo de Tiago Machado, somando 160 pontos e relegando Rui Costa (Movistar) para o terceiro posto, com 145.
Por equipas, a OFM-Quinta da Lixa saltou para o comando, tendo já amealhado 289 pontos. O Louletano-Dunas Douradas, que terminou fevereiro na frente, caiu uma posição, tendo 170 pontos. Em terceiro, encontra-se o Carmim-Tavira, com 169.
Diogo Nunes trepou do terceiro para o primeiro lugar no Ranking Équipier do Ano, merecendo, até ao momento, o voto de 9 companheiros de pelotão, nesta classificação que avalia o melhor trabalhador. Márcio Barbosa (LA Alumínios-Antarte) desceu ao segundo posto, com 7 votos. Rui Sousa (Efapel-Glassdrive) fecha o pódio com cinco.
Ciclista do Ano
1.º Tiago Machado (RadioShack-Leopard), 165 pontos
2.º Carlos Oyarzun (Louletano-Dunas Douradas), 160
3.º Rui Costa (Movistar), 145
4.º Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa), 131
5.º Delio Fernnadez (OFM-Quinta da Lixa), 110
6.º António Carvalho (LA Alumínios-Antarte), 85
7.º Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive), 81
8.º Bruno Sancho (Carmim-Tavira), 65
9.º Daniel Mestre (Carmim-Tavira), 59
10.º Daniel Silva (Rádio Popular-Onda), 50
Équipier do Ano
1.º Diogo Nunes (Carmim-Tavira), 9 votos
2.º Márcio Barbosa (LA Alumínios-Antarte), 7
3.º Rui Sousa (Efapel-Glassdrive), 5
4.º César Fonte (Efapel-Glassdrive), 3
4.º Hugo Sancho (LA Alumínios-Antarte), 3
Equipa do Ano
1.ª OFM-Quinta da Lixa, 289 pontos
2.ª Louletano-Dunas Douradas, 170
3.ª Carmim-Tavira, 169
4.ª Efapel-Glassdrive, 120
5.ª LA Alumínios-Antarte, 95