Vilamoura será o palco da edição deste ano do Optimist World Championship, a maior competição mundial de vela para a classe de iniciação, que decorre entre 26 de Junho e 4 de Julho.
Este ano, estão envolvidos 400 atletas entre os 11 e os 13 anos de idade e seus treinadores, oriundos de mais de 60 países, que irão competir no segundo evento que reúne o maior número de nacionalidades a nível mundial, depois dos Jogos Olímpicos.
Vilamoura tem condições e infraestruturas para eventos desta dimensão, não só por ter uma das Marinas mais prestigiadas e premiadas da Europa, mas também pelas condições que oferece em termos de diversidade de alojamento, gastronomia, condições para a prática de desportos, clima e beleza natural.
«O impacto do Optimist World Championship vai muito além dos praticantes e aficionados da vela, já que tem um enorme impacto social e económico em áreas como a educação, a alimentação saudável, a inclusão, a inovação e, naturalmente, o mar», salienta a organização.
Organizada pelo Clube Internacional da Marina de Vilamoura (CIMAV) e com o apoio da Associação Portuguesa da Classe Optimist (APCIO), sob a autoridade da International Optimist Dinghy Association (IODA), esta prova contará com o total apoio de Vilamoura World. O último full test event (Vilamoura World Cup) terá lugar entre 16 e 19 de Junho.
Isolete Correia, diretora da Marina de Vilamoura, afirma que “é uma enorme honra para Vilamoura receber um evento tão relevante e prestigiado como o Optimist World Championship, que atrai centenas de desportistas, as suas equipas, família, amigos e fãs”.
A diretora da Marina acredita que Vilamoura tem as infraestruturas ideais para receber este evento, não só pelas condições excecionais para a prática de desportos náuticos, mas também pela sua envolvência e tudo o que Vilamoura oferece.
Paul Taylor, presidente de Vilamoura World, reforça que “trazer este tipo de eventos para Vilamoura é uma das principais missões de Vilamoura World. Acolher esta prestigiada competição de vela resulta do facto de podermos disponibilizar condições e infraestruturas que dão resposta às exigências de um evento desta dimensão. Estamos confiantes que Vilamoura oferece aos atletas, às equipas, às suas famílias e ao público em geral uma experiência inesquecível a nível social e desportivo”.