O campeão nacional de fundo Rúben Guerreiro (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) ganhou hoje a segunda etapa da Volta a Portugal de Juniores, impondo-se em solitário no termo dos 111,5 quilómetros que ligaram Constância a Alcobaça, com a meta instalada junto à sede da equipa do vencedor. O galego Javier García (Novacaixagalicia) manteve o comando da geral individual.
O corredor da formação alcobacense e segundo da geral individual aproveitou as dificuldades do último quilómetro, sempre em subida até à meta, que coincidia com uma contagem de montanha de terceira categoria, para se distanciar da concorrência de modo a ganhar a tirada, que cumpriu em 2h48m28s, à média de 39,711 km/h.
O segundo classificado foi Nuno Matos e o terceiro Carlos Carneiro, ambos do Gondomar Cultural e os dois a 6 segundos. Javier García chegou na sexta posição, a 11 segundos do primeiro.
Com o resultado de hoje, Rúben Guerreiro conseguiu que a corrida ficasse mais emocionante e indefinida, uma vez que agora está apenas a 51 segundos da camisola amarela que continua em posse de Javier García. O terceiro é Nuno Matos, a 1m07s.
“Ataquei a 500 metros da meta. Vencer à porta da sede do clube tem outro sabor, ainda para mais porque o nosso presidente, Timóteo de Matos, faz hoje 63 anos. Foi um presente para ele. Nos próximos dois dias tentarei vencer esta Volta a Portugal, esse é o grande objetivo”, frisa Rúben Guerreiro, que além de se aproximar da camisola amarela, assumiu hoje a liderança dos pontos.
Nas outras classificações, Ángel Diz (Novacaixagalicia) é o líder das metas volantes e David Ribeiro (CC Avidos/Metalização A. Lemos) comanda a montanha. Por equipas manda o Alcobaça CC/Crédito Agrícola.
Amanhã corre-se a terceira etapa, 108 quilómetros desde as instalações da Sicasal, em Vila Franca do Rosário, e o Vimeiro, com a meta, tal como hoje, a coincidir com uma contagem de montanha de terceira categoria.