Nem Louletano nem Sporting/Tavira venceram a Volta, mas o “dia seguinte” das duas equipas é encarado de formas bem diferentes: o Sporting/Tavira assume erros na preparação da competição; já o Louletano/Hospital de Loulé faz um balanço positivo e já pensa na vitória na próxima edição.
Em declarações exclusivas ao Sul Informação, Vicente de Mateos, do Louletano/Hospital de Loulé, o ciclista mais bem colocado das equipas algarvias na geral, e que ganhou a 5ª etapa, assumiu a vontade de ganhar a Volta a Portugal em 2017: «para o ano vou apostar tudo em tentar ganhar a Volta».
Jorge Piedade, o diretor desportivo da equipa de De Mateos, também falou ao Sul Informação e teve um discurso igual: a aposta, para o ano, passa por tentar fazer com que o ciclista ganhe a competição nacional mais importante de ciclismo. «O Vicente já provou que anda bem no contrarrelógio e na montanha, e será um sério candidato para o ano que vem», considera o responsável da equipa louletana.
Ontem, no contrarrelógio que marcou o fim da Volta, De Mateos esteve bem colocado para subir algumas posições na geral, mas o azar bateu-lhe à porta. «Podia ter feito 3º lugar, mas tive a infelicidade de furar. É uma espinha que tenho na garganta», disse o ciclista. Apesar desta infelicidade, o espanhol faz um balanço «muito bom» da sua prestação. «Fui com o objetivo de ganhar etapas, mas vendo o resultado que fui conseguindo na montanha decidimos apostar na classificação geral», confessou.
Já o diretor desportivo do Louletano/Hospital de Loulé faz também um balanço positivo tanto da prestação do seu melhor ciclista na geral, como da equipa louletana, apesar do mau resultado de João Benta, o chefe de fila. «Conseguimos ganhar uma etapa; metemos sempre corredores na classificação geral e estivemos presentes em fugas, logo o balanço é bastante positivo», diz Jorge Piedade.
Vidal Fitas, o diretor desportivo da outra equipa algarvia presente na Volta – o Sporting/Tavira, não se sente tão satisfeito na avaliação que faz da prestação da sua equipa. O ciclista Jesus Ezquera ganhou a 8ª etapa, mas o objetivo era «lutar pela vitória na Volta», assumiu Vidal Fitas, em declarações ao Sul Informação.
Segundo o diretor desportivo do Sporting/Tavira a equipa «podia ter feito mais». «Provavelmente a época não foi bem preparada. Se quisessemos chegar à Volta a Portugal com uma melhor forma física teríamos de ter preparado a época de forma diferente», confessou.
O facto de este ser o primeiro ano da equipa e de não haver ainda um conhecimento profundo dos atletas também é apontado por Vidal Fitas como uma das justificações para a prestação àquem das expetativas.
Quanto à próxima época o diretor desportivo concluiu dizendo que «ainda nada foi discutido».