Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Rui Costa foi 2º na 1ª etapa da Volta ao Algarve, que ligou Faro a Albufeira, numa tirada ganha pelo seu companheiro de equipa, o italiano Sacha Modolo (Lampre-Merida).

Sacha Modolo foi o mais rápido no sprint final desta etapa de 160 quilómetros, com o tempo de 3h51min46seg, o mesmo de Rui Costa e de Alessandro Petacchi (Omega Pharma-Quick Step).

A tirada correu de feição à Lampre-Merida, que venceu a etapa e que viu o chefe de fila, Rui Costa, amealhar 6 segundos de bonificação, que poderão ser determinantes na discussão da classificação geral final.

Após a primeira jornada de competição, Sacha Modolo enverga a camisola amarela com 1 segundo de vantagem sobre César Fonte (Rádio Popular) e com 4 segundos à melhor sobre Rui Costa.

“Estou contentíssimo. Ter o campeão do mundo a dar-te a roda não é de qualquer um. O Rui Costa é um senhor. O triunfo vai para a equipa mas também para o Kristof Goddaert. Não era nosso colega, mas era muito simpático. A Volta ao Algarve é uma bela volta. Amanhã vou trabalhar para o Rui Costa e para o Chris [Horner]. O Rui está muito bem. Gostava de vê-lo vestir a camisola amarela amanhã”, afirmou Sacha Modolo.

“Foi uma etapa algo agitada, algo nervosa. Tinha dito que tínhamos um corredor muito forte, o Sacha Modolo, e conseguimos ganhar. É um sprint diferente do normal, com uns últimos 500 metros muito duros. O Sacha está numa boa forma e foi um bom resultado para nós. Não nos surpreendeu nada a sua vitória”, disse, por sua vez, Rui Costa.

Nos 10 primeiros da etapa, só se classificou um outro português, Edgar Pinto, da LA Alumínios-Antarte, que se intrometeu entre os ciclistas de grandes equipas internacionais.

A ligação começou por ser animada por Bruno Silva (Efapel-Glassdrive), Luís Afonso (LA Alumínios-Antarte), César Fonte (Rádio Popular), Valter Pereira (Banco BIC-Carmim) e Alexandr Pliuschin (SkyDive-Dubai), que saíram do pelotão logo ao quilómetro 10.

César Fonte aproveitou a iniciativa para isolar-se no comando das metas volantes e para amealhar bonificações que o colocam no segundo posto da geral, enquanto Valter Pereira assumiu liderança da classificação dos trepadores.

A escapada foi perdendo elementos com a passagem dos quilómetros, acabando reduzida a Alexandr Pliuschin, que só foi alcançado, por ação da perseguição da Omega Pharma-QuickStep, a 20 quilómetros do final.

Valter Pereira também era um homem feliz no final da etapa: Sinto-me bem, muito cansado. Vamos tentar lutar por esta camisola nos próximos dias e levá-la para casa. Batermo-nos com ciclistas internacionais deste nível não é nada fácil. Esta época tem-nos corrido bastante bem“.

A Lampre-Merida comanda por equipas, Sacha Modolo acumula a liderança da geral com o primeiro lugar por pontos.

 

Subida à Serra de Monchique na etapa mais longa

Amanhã disputa-se a 2ª etapa, de 196 quilómetros, entre Lagoa e Monchique. Se Rui Costa mantiver o mesmo andamento de hoje, poderá passar a envergar a camisola amarela, uma vez que, cinco quilómetros antes da chegada, há um prémio de montanha, o que deverá atrasar Modolo.

Esta segunda tirada é a mais longa da competição, com 196 quilómetros, desde Lagoa até Monchique, apresentando algumas dificuldades na sua parte final.

O traçado, com caraterísticas de clássica, contempla dois prémios de montanha de terceira categoria, o último dos quais a cerca de 5 quilómetros da meta.

Trata-se de uma tirada exigente, capaz de deitar por terra as ambições de alguns corredores menos avisados, e que vai obrigar a um bom posicionamento dos favoritos à camisola amarela.

 

Classificação da 1ª etapa:

1.º Sacha Modolo (Lampre-Merida), 3h51m46s (Média: 41,421 km/h)
2.º Rui Costa (Lampre-Merida), mt
3.º Alessandro Petacchi (Omega Pharma-QuickStep), mt
4.º Bryan Coquard (Europcar), mt
5.º Danilo Napolitano (Wanty-Groupe Gobert), mt
6.º Arnaud Démare (FDJ.fr), mt
7.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), mt
8.º Daniel Schorn (Netapp-Endura), mt
9.º Alexey Tsatevitch (Katusha), mt
10.º Juan José Lobato (Movistar), mt

Classificação Geral:
1.º Sacha Modolo (Lampre-Merida), 3h51m36s (Média: 41,421 km/h)
2.º César Fonte (Rádio Popular), a 1s
3.º Rui Costa (Lampre-Merida), a 4s
4.º Alessandro Petacchi (Omega Pharma-QuickStep), a 6s
5.º Luís Afonso (LA Alumínios-Antarte), mt
6.º Bryan Coquard (Europcar), a 10s
7.º Danilo Napolitano (Wanty-Groupe Gobert), mt
8.º Arnaud Démare (FDJ.fr), mt
9.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), mt
10.º Daniel Schorn (Netapp-Endura), mt

 

Atualizada às 17h10, com declarações dos ciclistas.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Louletano Vicente de Mateos termina 3ª etapa da Volta no 4º lugar, Alarcon mantém camisola amarela

Vicente de Mateos, do Louletano/Hospital de Loulé, foi hoje o melhor ciclista de uma

Sul Informação

Três atletas “algarvios” partem para a 3ª etapa da Volta no top 10 da geral

A Volta a Portugal regressa à estrada esta segunda-feira, dia 7 de Agosto, com

Sul Informação

Valdemar Teixeira (Extremosul/Clínica de Pêra) é o novo campeão ibérico de Elites Amadores

Um dos principais redutos do ciclismo amador de competição de Portugal, o concelho de