A Escola Sócio Desportiva de Vila Real de Santo António da Fundação Real Madrid acolhe, entre os dias 3 e 5 de julho, a «Copa Alma», um torneio que reúne as equipas e escolas que mais se destacam no trabalho de integração social e desportivo promovido pelo emblema madrileno.
A Câmara de VRSA explica que «depois da Hungria e Espanha, VRSA acolhe a terceira edição da iniciativa que reúne as escolas que melhor têm cumprido os objetivos definidos da fundação merengue, cujo mérito é já reconhecido em todo o mundo».
O torneio de futebol terá lugar no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e reunirá dezenas de jovens – em equipas mistas,- com idades entre os 12 e os 13 anos, vindos de vários pontos da Europa.
Para Conceição Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, «a organização deste encontro pela nossa Escola Sócio Desportiva é a prova do reconhecimento do bom trabalho desenvolvido nos últimos anos, ao qual a autarquia se associou desde o primeiro momento».
«Com o apoio de uma equipa de técnicos e profissionais, temos procurado a integração de jovens de VRSA em situação de risco, com dificuldades de aprendizagem ou inseridos em meios onde não é possível a prática desportiva, incentivando formas de vida saudáveis e incutindo nas crianças sinalizadas pelas entidades parceiras valores como a solidariedade ou o espírito de equipa», prossegue Conceição Cabrita.
A autarquia vila-realense adianta ainda que «pelo seu bom trabalho, a Escola Sócio Desportiva de VRSA da Fundação Real Madrid foi também convidada pelo emblema a efetuar uma visita ao Estádio Santiago Bernabeu, tendo em consideração as boas práticas e os excelentes resultados alcançados pela escola portuguesa».
Nesta viagem, «os jovens vila-realenses cumpriram o sonho de viajar até Madrid, onde realizaram diversas atividades práticas com grupos da Fundação que treinam em vários bairros da capital espanhola. Ao mesmo tempo, assistiram a duas partidas de basquetebol das equipas de juniores e seniores do clube merengue».
A Câmara de Vila Real de Santo António conta que «um dos momentos altos da visita deu-se após a partida da Euroliga espanhola de basquetebol, quando vários jogadores como Felipe Reyes, Sergio Llull e K.C. Rivers saudaram os jovens portugueses e partilharam momentos de convívio».