Albufeira foi o primeiro concelho do Algarve a abrir oficialmente a época balnear de 2016. Esta manhã, com a meteorologia a ajudar, e já com muitas pessoas na Praia dos Pescadores, realizou-se a cerimónia que marcou o início da temporada de “ir a banhos” na região. A garantia é que «está tudo pronto» para receber os banhistas e para um grande ano turístico.
Perante uma plateia de várias dezenas de crianças, o ISN e a Polícia Marítima fizeram uma demonstração dos meios de resgate de banhistas, enquanto o presidente da Câmara de Albufeira fez votos de um grande ano turístico.
Aos jornalistas, Carlos Silva e Sousa garantiu que o concelho «está pronto, desde as autoridades públicas, aos concessionários, para uma época balnear que se adivinha que seja uma grande época balnear».
O início foi prometedor, segundo Carlos Silva e Sousa: «São Pedro está a colaborar connosco. Está um dia fabuloso, a apetecer ir ao banho. Eu estou engravatado, mas apetecia-me estar de fato de banho», gracejou.
Se hoje o sol brilhou, não foi assim durante a última semana em que o mau tempo que assolou a região “levou” muita areia das praias. No entanto, Carlos Silva e Sousa disse estar confiante que «a natureza que as desareou, irá areá-las. O “Sueste”, como é chamado, irá repor a areia».
Apesar da falta de areia em alguns locais, o presidente da Câmara realça que «as praias estão aptas a receber quem nos vier visitar».
E os visitantes de Albufeira prometem ser muitos, aliás, já são: «Albufeira está com uma ocupação muito boa, segundo os hoteleiros. A previsão é que a procura seja crescente, o que significa que vai haver um pequeno aumento dos preços. Mas eu saliento que também é necessário acrescentar qualidade que é fundamental para nos distinguirmos enquanto destino turístico».
Por seu lado, o Comandante da Capitania do Porto de Portimão, Santos Pereira, disse ter sido feito «um esforço muito grande nas últimas semanas para que tudo estivesse pronto neste dia. E assim aconteceu. As praias estão todas prontas a iniciar a assistência a banhistas preparada em todo o concelho de Albufeira».
Questionado sobre a eventual falta de nadadores-salvadores nas praias, Santos Pereira foi pragmático:«a Autoridade Marítima não tem conhecimento de falta de nadadores-salvadores. Todas as praias estão preparadas para iniciar a época balnear».