Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Só a Barragem da Bravura, na bacia das Ribeiras do Algarve, apresentava, no último dia do mês de janeiro passado, um volume de água armazenada inferior à média do mês, segundo os dados do Boletim de Armazenamento nas Albufeiras de Portugal Continental, da responsabilidade da Agência Portuguesa de Ambiente (APA).

De facto, aquela barragem apresentava-se a 72,2% da sua capacidade, quando a média de armazenamento em janeiro é de 76,4% (1990/91 a 2012/13). Ainda assim, uma posição muito confortável, num Inverno onde ninguém se pode queixar de falta de chuva.

De acordo com o Boletim, das 57 albufeiras monitorizadas em todo o país, 35 apresentavam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e uma tinha disponibilidade inferior a 40% do volume total.

No Sul do país, a bacia onde são mais altos os níveis de armazenamento é a do Guadiana, com 87,7% (acima da média de 81,1%), que inclui as barragens algarvias do Beliche (70,3%) e Odeleite (77,8%).

Esta bacia integra um total de nove albufeiras, com destaque para a do Alqueva, que apresenta o nível de armazenamento mais alto de todas as do Sul (88,8%), mas também Abrilongo, Caia, Enxoé, Lucefecit, Monte Novo e Vigia.

Segue-se a bacia do Mira (84,6%), com duas barragens: a de Corte Brique e a de Santa Clara (84,6%).

Finalmente, a bacia do Arade (66,8%), com três albufeiras: Arade (sem dados), Funcho (76,4%) e Odelouca (63,9%).

Com a chuva que tem caído nestes primeiros doze dias de fevereiro, é de esperar níveis superiores de armazenamento nas albufeiras, no final do mês, em alguns casos compensadas pelas descargas controladas das barragens.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Projeto dos regantes de Silves é «completamente ilegal» diz secretário de Estado do Ambiente

O secretário de Estado do Ambiente disse ontem, na Assembleia da República, durante o

Sul Informação

Falta de ligação do novo regadio de Silves ao adutor do Funcho é «guerra de capelinhas»

«Isto é uma guerra de capelinhas, não tem outra explicação». A opinião é de

Sul Informação

Barragem do Arade é a mais vazia do país mas disponibilidade de água já não preocupa

Das 60 barragens portuguesas, 32 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total