Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

«Finalmente chegou o grande dia». Foi assim que Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, se referiu à obra do novo posto da GNR de Almancil, que vai começar já amanhã, 3 de Abril. O desejo de novas instalações era antigo e, tanto a população, como os militares, vão vê-lo concretizado, se tudo correr bem, no prazo de 450 dias. 

A obra foi consignada esta tarde, numa cerimónia que contou com a presença de Isabel Oneto, secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, e vai (finalmente) para o terreno. Mas, como ilustrou o edil louletano, «não foi fácil chegar aqui».

É que desde 2014 que havia um protocolo entre a Câmara de Loulé e o Ministério da Administração Interna (MAI) para a construção deste quartel, mas a verdade é que só agora é que a obra vai começar.

O novo posto vai ficar situado junto ao Estádio Municipal de Almancil, perto da interseção entre as ruas Cristóvão Norte de Pires e da Venezuela. As obras, orçamentadas em 1,1 milhões de euros, vão ser pagas pela Câmara de Loulé mas o Ministério da Administração Interna vai, depois, ressarcir a autarquia do valor investido.

O espaço onde vai ser construído o quartel

Para a secretaria de Estado, o posto vai «não só beneficiar o concelho, como aquilo que é a segurança em toda a região do Algarve».

É que as condições do atual posto são «exíguas», considerou. O espaço, que fica no centro de Almancil, é, inclusive, uma casa de habitação que foi sendo adaptada para ali acolher a GNR. Também por isso, o pedido de um novo posto já era antigo pois o atual não tem as condições necessárias.

«Vamos fazer um novo com todos os requisitos técnicos para que tenha funcionalidade e operacionalidade», resumiu Isabel Oneto.

Vítor Aleixo mostrou-se bastante satisfeito por a obra avançar. «Não há regresso possível. Todos os obstáculos foram ultrapassados. Tivemos a maior colaboração por parte do MAI, dos seus quadros técnicos e da GNR que, mais do que ninguém, desejava que este dia chegasse», disse.

O edil louletano fez ainda referência a outras obras que já avançaram (ou estão a ser feitas) no concelho, em matéria de segurança, como a construção do novo quartel da GNR em Quarteira, as remodelações feitas no posto de Loulé, e a reconversão do antigo quartel dos Bombeiros, em Salir, no novo posto da GNR.

O atual posto

Certo é que a importância do novo posto em Almancil é tal que presidente da Câmara de Loulé confessou que até já pediu ao adjudicatário da obra «para que veja se consegue fazê-la no mais breve tempo possível».

Joaquim Pinto, presidente da Junta de Almancil, lembrou, por seu turno, que toda a freguesia é «um dos pulmões económicos do concelho e do Algarve» e o novo posto vai criar uma «imagem melhor junto dos turistas».

O espaço vai ter, por exemplo, melhores salas de atendimento do que as que existem agora, assim como capacidade de alojamento para militares, algo que o presidente da Junta de Freguesia vê como sendo «muito importante».

Aliás, Isabel Oneto também fez ao referência ao facto de o novo posto querer «não só garantir mehores condições de trabalho a quem aqui presta serviço», como melhorar o «atendimento à população».

«Que daqui a um ano possamos ter militares com todas as condições e que a população saiba que tem aqui a proteção necessária», concluiu.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

foz do almargem e trafal|Planta Medidas Preventivas

Loulé suspende PDM para travar resort na foz do Almargem e Trafal, Novo Banco não desiste

Decisão trava projeto de fundo ligado ao Novo Banco, cujo CEO admite que vai
Eleições Europeias

Autarcas algarvios estão contra proibição de anunciar obras até às eleições

Inauguração de novo parque de estacionamento em Vilamoura já teve de ser adiada
Escola Superior de Saúde

PJ quer ficar com antiga Escola Superior de Saúde

Associação Sindical da PJ critica intenção do Governo de transformar antiga Escola Superior de