Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

brexit-1462470592ZSAOs eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o “Brexit” ter conquistado 51,9% dos votos no referendo desta quinta-feira, segundo os resultados finais.

Entretanto, esta manhã, na sequência destes resultados, o primeiro ministro David Cameron acabou de anunciar a sua demissão.

Os defensores da saída do Reino Unido do bloco europeu tiveram 17,41 milhões de votos, indicam os dados divulgados no portal da BBC, após ter terminado o apuramento em todos os 382 círculos eleitorais.

Já os partidários da permanência do Reino Unido na União Europeia obtiveram 16,14 milhões de votos. Ou seja, houve mais de 1 milhão de votos de diferença, a favor do “Leave”.

Curiosamente, a saída do Reino Unido da União Europeia ganhou em Inglaterra e no País de Gales e perdeu na Escócia e na Irlanda do Norte.

De acordo com dados publicados no portal do jornal The Telegraph, o próprio Reino Unido dividiu-se: o ‘brexit’ venceu em Inglaterra (53,2%) e no País do Gales (51,7%), enquanto na Escócia (62%) e na Irlanda do Norte (55,7%) a maioria votou a favor da permanência no bloco.

A taxa de participação no referendo foi de 72,2%.

Com este resultado, as consequências económicas e financeiras já estão a suceder-se, com os mercados a reagir a quente. O preço do barril de petróleo Brent caiu hoje 6,5% e situou-se abaixo dos 47,50 dólares por barril a meio do dia em Singapura. Quanto às Bolsas internacionais, a de de Tóquio fechou a cair 7,92%, a de Hong Kong caiu hoje mais de 5% lançando o pânico nos mercados asiáticos.

A escolha da saída está a causar grande preocupação entre os responsáveis políticos e empresários algarvios, tendo em conta que o mercado turístico britânico continua a representar mais de metade de todos os turistas que escolhem o Algarve e a queda da libra, que já começou a verificar-se, poderá trazer menos ingleses à região.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em

Sul Informação

Carros do Aeroporto invadem Montenegro, mas solução não descola

A situação não é nova e parece não ter solução à vista: o estacionamento

Sul Informação

Desidério Silva diz que «é preciso fazer alguma coisa imediatamente» para parar violência na Oura

Os desacatos que têm sido noticiados nos últimos dias, na Oura, em Albufeira, são