O Governo está em negociações com a polícia francesa e vai abordar a polícia inglesa para que, à imagem do que já faz a Guardia Civil espanhola, estas duas forças possam ter agentes a patrulhar as ruas no Algarve durante o Verão.
O secretário de Estado da Administração Interna Jorge Gomes revelou na semana passada, na assinatura do protocolo para a criação do Plano Regional de Segurança Rodoviária, que «estamos em negociações com a França para podermos ter polícia francesa, no próximo Verão, nas componentes das patrulhas apeadas» no Algarve.
No caso da polícia inglesa, o contacto oficial ainda não foi feito, mas acontecerá ainda este ano. «Em Setembro/Outubro vamos fazer um grande evento na área das forças de segurança, onde vai participar a polícia inglesa, e quero ver se me animo e consigo também abordar os ingleses», adiantou.
Para o governante, «a Inglaterra é um peso pesado. Sobre os ingleses, nós temos a noção que são os que armam mais desacatos, mas não é nesse sentido, é para que os que causam desacatos percebam que está cá a polícia deles».
Segundo Jorge Gomes, «um cidadão estrangeiro que está cá, sente o mesmo conforto, que sentiríamos se fôssemos a um país estrangeiro e estivesse lá um agente da PSP, ou um militar da GNR. Sentimo-nos logo mais protegidos».
Antes da chegada dos “reforços” ingleses e franceses, continua em vigor a parceria com a Guardia Civil espanhola que, no âmbito do programa “Algarve Destino Seguro”, desde 2013, tem agentes em patrulhas na região durante a época estival.