As crianças que tiverem que passar pelo internamento de pediatria do Hospital de Faro têm agora condições para uma estadia mais confortável. A requalificação do serviço está concluída e o renovado espaço foi inaugurado esta sexta-feira pelo Secretário de Estado da Saúde Manuel Teixeira.
As obras, que custaram cerca de 300 mil euros, foram financiadas maioritariamente pelo Programa de Apoio Pediátrico da Fundação EDP e comparticipadas pelo Centro Hospitalar do Algarve (CHA). O internamento de pediatria converteu-se num espaço mais moderno e humano.
«Há uma maior humanização do espaço, com mais conforto, mais segurança e mais higiene. Em termos profissionais, o trabalho faz-se como se fazia, mas agora de forma mais confortável», explicou ao Sul Informação o diretor do serviço José Maio.
As principais mudanças foram enumeradas pelo médico: «o ar condicionado fazia falta, é obrigatório no Algarve. Todas as paredes foram pintadas, o chão é novo, as casas de banho são novas, os tetos são novos, tal como as tubagens e canalizações. Esta foi uma obra mais física que dá ao internamento uma cara nova e “lavadinha”. Quem vê agora o espaço não percebe que já estamos aqui desde 1980. É um serviço com 35 anos, mas agora parece que começou a trabalhar há poucos dias», congratulou-se José Maio.
Também a privacidade dos adolescentes está agora mais salvaguardada e desapareceu «o espetáculo das ventoínhas no serviço, muitas vezes compradas pelos pais dos doentes, quando o nosso stock se esgotava».
O presidente do CHA Pedro Nunes também se congratulou com a obra, que dá «outra qualidade, dentro do internamento. A beleza com que o serviço ficou conta muito, alegria conta muito até para os doentes. É diferente para as crianças estarem internadas num sítio moderno, limpo, bonito, bem pintado, com ar condicionado, boas camas e bom equipamento do que estarem internadas num edifício construído em 1979, com a degradação própria dos pavimentos em cortiça, das madeiras nas paredes, com as pinturas obsoletas. É uma vantagem muito significativa».
Por seu lado, o secretário de Estado da saúde assumiu que esta requalificação era «muito necessária. E, agora, está feita. É uma obra boa no meio de muitas obras boas que estão a ser feitas [no CHA]», elogiou.
Manuel Teixeira acrescentou que «o esforço é visível. A imagem que tínhamos, com uma grande quantidade de macas nos corredores desapareceu, trabalhou-se e é visível o resultado».
Minuto de silêncio em memória de António de Almeida
A sessão introdutória, que decorreu no auditório do Hospital de Faro, teve momentos de emoção. António de Almeida, antigo presidente da Fundação EDP, que faleceu em meados deste mês de agosto, e que iniciou o processo de apoio à requalificação do internamento de pediatria no Hospital de Faro, foi lembrado pelos presentes. Houve um minuto de silêncio e o secretário de Estado leu um voto de pesar em nome do Ministério da Saúde.
Na cerimónia de inauguração marcaram também presença Miguel Coutinho, administrador e diretor executivo da Fundação EDP, Francisco George, Diretor-Geral da Saúde, João Moura Reis presidente da ARS Algarve e Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro.