A Câmara Municipal de Lagoa acaba de adjudicar três obras importantes e há muito tempo reclamadas: a execução das redes de saneamento de águas residuais no Sobral e na Urbanização Bemposta, bem como a empreitada para a instalação da conduta de abastecimento de água na zona da Canada até ao Cerro dos Pios.
No total, a autarquia vai investir perto de 160 mil euros nestas três intervenções. Apesar de ser um dos principais concelhos turísticos do Algarve, Lagoa ainda tem zonas não servidas por redes de esgotos ou de água, situação com a qual a Câmara Municipal quer acabar.
No Sobral, a obra custará 71.763,87 euros (+ IVA ). Terá uma extensão de 1250 metros lineares de conduta, incluindo 33 ramais domiciliários, e comportará o levantamento e reposição de pavimentação existente e todos os trabalhos inerentes.
Haverá ainda lugar à escavação para abertura de vala para assentamento das condutas, fornecimento e assentamento de tubagem em PVC rígido, execução de caixas de visita e de ramal completas, incluindo tampas e aros, degraus e caleira de fundo, execução de travessias em linhas de água, reconstrução de soleira de linha de água, reparação de talude e recolocação de rail existente na berma da estrada nas mesmas condições atuais.
Na Urbanização Bemposta, a obra vai custar (+IVA) e terá uma extensão de 800 metros lineares de conduta, incluindo 23 ramais domiciliários.
Comportará o levantamento e reposição de pavimentação existente e todos os trabalhos inerentes, escavação para abertura de vala para assentamento das condutas; fornecimento e assentamento de tubagem em PVC rígido, fornecimento e assentamento de caixas de visita e de ramal completas, incluindo tampas e aros, execução de travessia em linha de água, desmatação e limpeza de vegetação numa largura mínima de cinco metros ao longo da linha de água e reparação de talude nas mesmas condições atuais.
Ambas as obras têm um prazo de três meses e já tiveram início.
Quanto à obra de abastecimento de água ao Sítio da Canada/Cerro dos Pios, tratou-se de uma proposta apresentada, votada e aprovada pelos cidadãos envolvidos nos encontros do Orçamento Participativo 2014.
O contrato de adjudicação da obra – execução de rede de abastecimento de águas numa extensão de 1.113,10 metros lineares de conduta, incluindo oito ramais domiciliários – foi assinado no dia 18 de setembro, pelo valor de 37.477,20 euros (mais IVA).
A obra já está em curso e será concluída em breve, dotando as habitações daquela zona «de um bem essencial, a água, que tem sido uma das grandes preocupações do executivo municipal, atento às necessidades dos seus munícipes».