Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Carlos Miguel_secretário de Estado das Autarquias LocaisO primeiro avião com 120 refugiados provenientes da Grécia chega «esta madrugada» a Portugal, dois dias antes do previsto, revelou hoje o secretário de Estado das Autarquias Locais, durante uma visita oficial a Lagoa.

O secretário de Estado Carlos Miguel substituiu, à última hora, o ministro adjunto Eduardo Cabrita, que esta tarde deveria ter presidido à inauguração do Balcão Único Municipal da Câmara de Lagoa. Explicando a ausência do ministro, Carlos Miguel disse que Eduardo Cabrita tinha ficado retido em Lisboa devido aos «120 refugiados que vão chegar a Portugal na próxima madrugada».

A confirmar-se, isto significa que este primeiro contingente de refugiados, acolhido em Portugal no quadro dos compromissos assumidos pelo Governo, chega dois dias antes do previsto, uma vez que o ministro Eduardo Cabrita tinha anunciado ontem, na Assembleia da República, durante a audição conjunta das comissões de Orçamento e de Poder Local, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado, que o primeiro voo, a partir da Grécia, aterraria na segunda-feira.

A data teria sido escolhida para coincidir, «simbolicamente», com o dia do Conselho União Europeia/Turquia.

A chegada deste primeiro contingente de refugiados corresponde, segundo o governante, a «um pedido e com participação direta do presidente da Comissão Europeia».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

As vacinas funcionam

Estou preocupado como pai, avô e como médico pelo aumento do ceticismo em relação

Sul Informação

«Move2Learn, Learn2Move», a iniciativa que te leva a viajar pela Europa

Os jovens são parte ativa da construção do projeto europeu e, prova disso, são

Sul Informação

60 anos de União. Que futuro querem os europeus?

Celebramos os 60 anos da fundação da atual União Europeia (UE) com a assinatura