Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Um exercício de combate à poluição por Hidrocarbonetos vai decorrer esta quinta-feira, dia 22, entre as 9h00 e as 12h00, na foz do rio Gilão, nas Quatro Águas, em Tavira.

Este exercício, designado como “Gilão 2014”, será conduzido pela Autoridade Marítima Regional, através do Departamento Marítimo do Sul.

O exercício tem como objetivo «o treino, a preparação, organização e avaliação do desempenho das equipas de intervenção» do Departamento Marítimo do Sul, e das Capitanias dos Portos de Tavira e de Vila Real de Santo António, em resposta aos incidentes mais prováveis, bem como »desenvolver sinergias com outras autoridades e entidades responsáveis pelo espaço afetado».

O cenário criado pretende simular a resposta a um derrame acidental como resultado da colisão entre dois navios que navegavam em direções opostas no rio Gilão.

No momento da ocorrência, com a maré enchente, uma das embarcações fica desgovernada, acabando por encalhar na enseada junto ao hotel Vila Galé Albacora, derramando depois hidrocarbonetos (viscosidade média/baixa), que se espalham em plena Ria Formosa.

Por forma a minimizar os danos ambientais, serão desenvolvidas ações de combate ao derrame em três pontos diferentes das Quatro Águas: uma no local onde encalhou a embarcação, outra numa zona localizada mais a Este, com rochas, e outra junto à estação de Salva-vidas de Tavira, onde foi defletida a mancha à deriva no Rio Gilão, por forma proteger uma zona de viveiros.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Tavira: Iniciativa demonstra «possibilidades culinárias do azeite»

A demonstração “Cozinhas Mediterrânicas com Azeite”, sob orientação do chef Jorge Rodrigues, realiza-se no

Sul Informação

Festival de Órgão do Algarve 2017 estreia-se em Boliqueime na sexta-feira

O Festival de Órgão do Algarve vai chegar à Igreja Matriz de Boliqueime na

Sul Informação

Instituto Hidrográfico contribui para projeto internacional de navegabilidade do rio Guadiana

Uma brigada do Instituto Hidrográfico da Marinha está a realizar um levantamento topo-hidrográfico no