Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou para Laranja os avisos em grande parte do país, nomeadamente nos distritos de Faro, Beja, Setúbal e Évora, devido à previsão de ocorrência de chuva forte acompanhada de trovoada.

O aviso da meteorologia menciona também a probabilidade «baixa» de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

O aviso Laranja estará em vigor a partir das 6h00 da madrugada de amanhã, sexta-feira, dia 27, e prolonga-se até às 18h00.

No que diz respeito ao vento, o aviso é Amarelo, entre a meia noite de hoje e a de amanhã, prevendo-se, no litoral oeste, vento do quadrante sul moderado a forte até 50 km/h, com rajadas da ordem dos 70 km/h.

Segundo a página do MeteoFontes, a chuva forte resultará da «passagem de uma superfície frontal com grande atividade, originada por uma depressão localizada a NW de Portugal, resultando num dia de chuva que poderá ser Muito Forte em algumas zonas do país, acompanhada de trovoadas e vento moderado a forte (consoante as zonas em causa)».

As previsões referidas pelo MeteoFontes indicam que a zona do litoral Centro (e nomeadamente a área da Grande Lisboa) será a primeira a ser afetada por precipitação forte, podendo resultar em acumulados muito significativos ao início da manhã, podendo por isso registar-se inundações.

Depois, «a precipitação evoluirá mais para E/SE, afetando toda a zona Sul, com particular incidência na Costa Alentejana, Barlavento Algarvio e depois o resto do Algarve e Alentejo, bem como também toda a zona Norte do país. Neste locais poderão registar-se também acumulados muito significativos», acrescenta o MeteoFontes.

A página alerta que, «dado o potencial para grandes acumulados, recomenda-se que todos tomem as precauções devidas para proteger o seus bens, nomeadamente com o desentupimento de caleiras, algerozes, imobilizando objetos que se possam partir, e evitando atividades ao ar livre durante o dia de amanhã».

Imagem de satélite da depressão que nos vai afetar já a partir desta noite (fonte: MeteoFontes)

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente