Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Precipitação, vento e agitação marítima fortes e queda de neve nas regiões do Norte e do Centro de Portugal Continental é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta semana.

O IPMA salienta que este mau tempo resulta de uma forte corrente de oeste no Atlântico Norte e da passagem frequente de ondulações frontais de forte atividade pelo território do Continente.

A precipitação será generalizada a todo o território do Continente, persistente, com períodos de maior intensidade e com queda de neve nas regiões do Norte e Centro que, na terça feira e na quinta feira, chegará a cotas de 600 a 800 metros.

O vento predominará de sudoeste ou oeste moderado ou forte, com rajadas que, nos períodos de maior intensidade, serão da ordem de 80 km/h no litoral e de 90 a 100 km/h nas terras altas.

O IPMA acrescenta que a altura significativa das ondas na costa Ocidental a partir de terça feira, irá variar entre 5 a 7 metros, podendo atingir alturas máximas entre 8 e 10 metros.

O IPMA anuncia que irá manter a vigilância meteorológica, atualizando as previsões sempre que se justifique, recomendando-se que dê a devida atenção aos avisos meteorológicos e que se sigam as orientação dos Serviços da Proteção Civil.

Entretanto, os distritos do litoral, incluindo os de Faro e Beja, ficarão sob Aviso Laranja a partir do meio dia de quarta-feira, 5 de fevereiro, devido à forte agitação marítima. Até essa hora, a costa estará sob Aviso Amarelo. Na costa ocidental do Algarve a Alentejo, as ondas deverão atingir 5 a 6 metros.

O Algarve e Alentejo ficarão também sob Aviso Amarelo mas devido ao vento, que poderá ter rajadas da ordem dos 80 km/h na costa ocidental e dos 90 km/h nas terras altas, a partir do meio dia desta terça-feira, dia 4, e pelo menos até às 6h00 da manhã de dia 5.

No distrito de Évora, também haverá Aviso Amarelo, devido à previsão de chuva forte e persistente, a partir das 21h00 de amanhã.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente