Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Céu geralmente muito nublado, com abertas durante a tarde e períodos de chuva fraca no litoral oeste no final do dia, é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o Sul do país neste sábado.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) no litoral, e tornando-se moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas
a partir da tarde.

As temperaturas descerão ligeiramente, rondando os 20ºC de máxima e os 12ºC de mínima, prevendo-se ainda a formação de neblina ou nevoeiro matinal.

Quanto ao estado do mar, hoje, na Costa Ocidental, haverá ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros (Temperatura da água do mar: 15/16ºC), enquanto na costa Sul, as ondas são de sudoeste com 1 metro (17/18ºC).

Estas condições resultam de uma ligeira depressão centrada sobre a zona do Arquipélago dos Açores, que se manterá estacionária nesse local até este sábado, dirigindo-se, depois, em direção ao Continente a partir do final de sábado, situando-se já a W de Lisboa na madrugada e manhã de domingo.

Daí que, para amanhã, Domingo de Páscoa, se preveja que haverá já a influência da depressão, pelo que as previsões apontam, neste momento, para a ocorrência de precipitação, com aguaceiros por vezes fortes e persistentes, no Sul.

Esta previsão de precipitação forte nos quatro distritos sulinos – Faro, Beja, Évora e Setúbal, levou o IPMA a colocar esta metade do país sob aviso Amarelo para amanhã, dia 20, entre as 3h00 da madrugada e as 15h00.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente