Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Portugal Continental não deverá ser muito afetado pela passagem da tempestade que tem estado a ser divulgada nas redes sociais e por alguns jornais com o chamativo nome de “Valentine’s Day Massacre” (Massacre do Dia de S. Valentim).

Bruno Gonçalves, meteorologista amador responsável pelo site MeteoFontes, explicou ao Sul Informação que «a depressão irá passar muito a Norte da Galiza», pelo que «por cá apenas teremos alguma chuva, especialmente na zona Norte, com vento moderado a forte, com rajadas na ordem dos 90km/h, sendo até uma situação, possivelmente, de menor intensidade que a última depressão Stephanie que passou no fim-de-semana passado».

No Algarve, acrescentou, «também deveremos ter alguma chuva e vento moderado, mas também nada de muito significativo».

Menos sorte terão os Açores, que «poderão ter mau tempo na quinta-feira, com vento muito forte (rajadas até 150km/h), ondulação forte (10 metros) e chuva». Por isso, sete ilhas do arquipélago – Flores e Corvo, no grupo ocidental, Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico, no grupo central, foram colocadas sob Aviso Vermelho para quinta e sexta-feira, pelo IPMA.

Segundo o meteorologista, «existe, de facto, a previsão da formação de uma depressão muito cavada no Atlântico Norte, mas essa depressão irá tomar um percurso mais a Norte, em direção às Ilhas Britânicas, que deverão sofrer bastante mau tempo».

A imagem que acompanha a notícia do jornal britânico «Express», na sua edição online, «refere-se ao chamado “Jet Stream”, ou “corrente de jato”, que são os ventos em altura e que, na atual configuração (relativamente normal para a época), estão a fazer com que as várias depressões que se têm formado nos últimos dias tomem a direção das Ilhas Britânicas».

«Não se trata da imagem da previsão de nenhuma tempestade nem de uma depressão, como dá a entender» a notícia, acrescenta Bruno Gonçalves, que lamenta a desinformação que tem circulado.

Com base nas previsões atuais, garante que «não haverá motivos para pânico relativamente à situação de quinta e sexta-Feira», já que será «apenas mais um dia de chuva, normal para esta época, e nada de “tempestades bíblicas”!»

«Já nas Ilhas Britânicas a situação será diferente, pois irão ser atingidas com mais uma depressão muito intensa, que, para além do vento muito forte e da ondulação também muito forte, irá agravar ainda mais as inundações que têm sofrido nos últimos dias», conclui.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente