Portugal Continental, entre os dias 5 e 7 de abril, ou seja de sexta-feira a domingo, irá ficar sob a influência de uma massa de ar frio, ar polar, transportada do norte da Europa por uma corrente forte de norte, o que causará descida acentuada da temperatura do ar e formação de geada.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, esta descida de temperatura, que se refletirá sobretudo na temperatura mínima, será acompanhada de vento de norte moderado ou forte no litoral oeste e terras altas, o que irá provocar um aumento significativo da sensação de frio.
A ocorrência de geada, com condições de formação de geada negra, dar-se-á no dia 5 na região do Norte e estender-se-á a todo o território, com exceção das regiões do litoral a sul do cabo Carvoeiro, na noite do dia 6.
Na noite do dia 7, a formação de geada dar-se-á, apenas, nas regiões mais interiores de Trás-os-Montes e Beira Interior.
A partir de domingo, dia 7, haverá uma subida gradual da temperatura, prevendo-se, novamente, ocorrência de precipitação na próxima semana, começando no final de domingo na região Norte.