Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todo o país em Aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro,  devido à ocorrência de precipitação forte, acompanhada de trovoadas e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

O alerta entra em vigor a horas diferentes consoante os distritos em causa e, para o Algarve, tem início a partir das 18h de hoje e até às 23h59. O alerta já está ativo em Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra, onde se prolonga até às 18h00. Em Castelo Branco, dura até às 21h00.

Tendo em conta estas previsões, a Autoridade Nacional de Proteção Civil também elevou o Estado de Alerta Especial para Aviso Amarelo, em todo o país e pelo menos até às 20h00 de hoje.

A Proteção Civil aconselha as populações a tomar as devidas precauções e alerta para a possibilidade de formação de lençóis de água, cheias rápidas, danos de estruturas e quedas de árvores.

No geral, a previsão para hoje, no Sul aponta para céu muito nublado ou encoberto, com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e rajadas fortes.

O vento é fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral, com rajadas da ordem de 70 km/h a norte de Sines. No entanto, no Algarve há a possibilidade da ocorrência de fenómenos extremos de vento.

Para amanhã, sexta-feira, o guarda-chuva deve continuar a fazer parte de indumentária, já que o mau tempo vai persistir, com aguaceiros em quase todo o país, mas com menos intensidade face a esta quinta-feira.

As temperaturas máximas vão chegar aos 20 graus em Faro e em Lisboa, e 19 no Porto.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente