Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Este ano, a percentagem de portugueses que optam por realizar férias fora de casa no Natal ou Fim de Ano diminuiu ligeiramente em relação ao ano anterior, passando de 16% para 13%.

De acordo com o Observador Cetelem, apesar de se manter a intenção de ficar em casa, há menos portugueses a referir a falta de disponibilidade financeira como motivo para não ir de férias na quadra natalícia (30% em 2015 vs 23% em 2016).

Em média, excluindo os gastos com prendas e consoada, os consumidores planeiam gastar 287€ nas férias, uma redução de quase 100€ em relação a 2015.

Entre os inquiridos que revelam intenção de passar férias fora de casa no Natal ou Fim de Ano, apenas 3% dizem fazê-lo para viajar e passear, enquanto 10% indicam que é para encontrar a família, ligeiramente menos do que no ano anterior (4% e 12%, respetivamente). Já a percentagem de indecisos subiu, com 8% ainda a ponderar fazer férias fora de casa.

São sobretudo os indivíduos entre os 25 e os 34 anos que usam as férias de Natal para viajar e passear (8%), comparativamente com as restantes faixas etárias.

Geograficamente, é a zona centro que se destaca por aproveitar as férias de Natal para esta finalidade (5%), comparativamente com 3% no norte e 1% no sul. São também os indivíduos do centro que mais passam o Natal e Fim de Ano fora de casa para encontrar a família (12%).

Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 26 e 28 de setembro de 2016. O erro máximo é de +4.0 para um intervalo de confiança de 95%.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Quase um quarto dos portugueses esperou pelos saldos para fazer compras de Natal

As prendas são de Natal, mas em muitos casos há quem opte por as

Sul Informação

Odemira vai dar prémios a quem fizer as compras de Natal no comércio tradicional

Fazer compras de Natal no comércio tradicional de Odemira pode valer prémios e vales

Sul Informação

Baixa de Faro volta a ter Street Fest, agora em versão natalícia

O conceito é em tudo semelhante ao do Street Fest que animou a Baixa