Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

saldosO Natal passou, mas muitos consumidores deixaram presentes por comprar para aproveitar os preços mais baixos da época de saldos. No seu mais recente estudo, o Observador Cetelem constatou que cerca de 20% dos portugueses esperam pelas promoções após o Natal para fazer compras.

Trata-se de uma percentagem ligeiramente superior à registada em 2014 (19%), mas bastante abaixo da registada em 2013, altura em que um em cada três portugueses confessava esperar pela época de saldos para comprar os últimos presentes.

A maioria dos portugueses terá, por esta altura, comprado todos os presentes de Natal e dispensa, por isso, esperar pelos saldos (75%).

Ainda assim, cerca de 6% dos consumidores não sabem se vão aproveitar a época de promoções para fazer as últimas compras.

O estudo revela ainda que são mais as mulheres que aguardam pelas promoções para comprar presentes do que os homens. De facto, cerca de 26% das consumidoras deixaram algumas compras de Natal para a época de saldos, enquanto que do lado masculino foram apenas 13% a fazê-lo.

Já na análise por faixa etária, verifica-se que é entre os consumidores mais jovens que existe uma maior tendência de esperar pelos saldos para comprar presentes de Natal.

De facto, tanto no grupo dos consumidores entre os 18 e os 24 anos, como no grupo dos inquiridos entre os 25 e os 34 anos, 25% esperam pela época de promoções. Já os consumidores mais velhos, entre os 55 e 65 anos, são os que menos esperam pelos saldos: apenas 13% deixaram presentes por comprar após o Natal.

Nota-se também uma grande diferença entre regiões. Lisboa é, claramente, a região onde se concentra a maior percentagem de consumidores que esperam pela época de saldos para comprar presentes (36%). Já o Porto é onde esse hábito é menos vincado: apenas 15% dos inquiridos confessam aguardar as promoções após o Natal.

Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro de 2015. O erro máximo é de +4.0 para um intervalo de confiança de 95%.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são destaques de campanha europeia da Coca-Cola

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são os destinos turísticos algarvios selecionados para a campanha

Sul Informação

Quase um quarto dos portugueses esperou pelos saldos para fazer compras de Natal

As prendas são de Natal, mas em muitos casos há quem opte por as

Sul Informação

13% dos portugueses planeiam passar férias fora de casa no Natal e Fim de Ano

Este ano, a percentagem de portugueses que optam por realizar férias fora de casa