Perto de 20 mil pessoas já assistiram aos eventos promovidos no âmbito do programa 365 Algarve, mas a iniciativa «não resolve a sazonalidade» do Algarve. De acordo com Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, a segunda edição do programa, que vai começar em Outubro deste ano e prolongar-se até Maio de 2018, precisa de «outra dimensão» e deve «enquadrar três ou quatro eventos que façam a diferença».
Em entrevista ao programa Impressões da RUA FM, feito em parceria com o Sul Informação, o responsável do Turismo no Algarve explicou que, «quando o programa foi posto no terreno, com tempos de execução muito rápidos, havia duas questões essenciais: a promoção da visibilidade e notoriedade da região, em termos culturais, promovendo assim mais dormidas. O programa tem dado sinais de notoriedade, mas o aumento de dormidas ainda não se sente».
De acordo com Desidério Silva, «nos primeiros meses do programa, perto de 20 mil pessoas participaram nas ações. É um bom sinal, mas temos a noção que 20% são estrangeiros e grande parte são residentes. É preciso chamar aqui os hoteleiros para dar outra dimensão ao projeto».
Para garantir essa maior dimensão, Desidério Silva defende que, «de Outubro a Maio do próximo ano, têm que ser enquadrados três ou quatro eventos que façam a diferença, que dêem um “clique”. Ou seja, que garantam que o 365 Algarve não é um programa interno».
O responsável considera que «não podemos dar notoriedade à região se não tivermos protagonistas com renome. Independentemente da dimensão dos nossos agentes e artistas, que nos parece interessante e é por isso que os apoiamos, há aqui espetáculos e programas que sabemos que não darão “o salto”, se não estiverem “agarrados” a outros nomes que façam a diferença. Isso tem de ser feito e trabalhado».
Desidério Silva diz que a primeira edição do 365 Algarve «é a base. Já conseguimos pôr [os agentes culturais algarvios] a trabalhar, dando-lhes dinâmica. Já conseguimos que as pessoas saiam para ir ver os espetáculos. A partir daqui, vamos alavancar [o 365 Algarve] a uma escala maior, de forma a que a visibilidade e notoriedade se associem também às dormidas na região, porque estas dormidas fazem-nos muita falta de Outubro a Maio», concluiu.
A aposta na próxima edição 365 Algarve é forte e na FITUR, que está a decorrer em Madrid, até domingo, o programa conta mesmo com um stand próprio, no âmbito da participação do Algarve.
O programa de eventos vai continuar a surpreender, destacando-se já no próximo mês de Fevereiro, a estreia mundial do concerto a quatro mãos para piano por Mário Laginha e Armando Mota, no âmbito do 1º Festival Internacional de Piano do Algarve, que terá lugar no dia 18 de Fevereiro, no Teatro Municipal de Portimão.
O irreverente «Alquimia – Itinerâncias Culturais» é outro evento em destaque no cartaz do «365 Algarve», uma proposta cultural que oferece ao público experiências que enriquecem e intensificam a vivência do lugar. «Alquimia» é um convite à redescoberta da região algarvia em quatro programas distintos de três dias cada, dedicados a cada um dos quatro elementos (Água, Ar, Fogo e Terra), que integram workshops, encontros, passeios, conversas e visitas guiadas que se interligam, complementam e desenrolam pelo Sotavento Algarvio nos meses de Fevereiro, Março, Abril e Maio.
A gastronomia também terá destaque no final de Fevereiro, pelas mãos do Chef Antoine Westermann, que irá organizar uma Semana Gastronómica, no Museu de Portimão, no âmbito do projeto «Fazer Render o Peixe em Portimão».
A programação completa pode ser consultada na página do «365 Algarve» no Facebook e o programa está disponível para download no sítio da Região de Turismo do Algarve na Internet.
Oiça aqui a entrevista na íntegra: