Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Apesar de mais de metade dos portugueses pensar em solicitar um crédito (52%) ou recorrer a um aluguer de longa duração (4%) na próxima aquisição de automóvel, uma percentagem ainda considerável pretende fazê-lo com pagamento 100% a pronto (44%). Estes dados integram um estudo sobre o mercado automóvel na Europa do Observador Cetelem 2013.

A análise país a país revela resultados contrastantes: os italianos e os turcos são os mais otimistas relativamente à compra de automóvel a pronto (52% e 59%, respetivamente) e, consequentemente, os mais pessimistas à aquisição através de aluguer ou crédito (Itália: 48%; Turquia: 41%).

O Reino Unido confirma a sua apetência pelo financiamento a crédito (70%) e pelo aluguer (9%), numa cultura em que o leasing percorreu amplamente o seu caminho nas frotas empresariais.

Também os Belgas (70%) e os Alemães (68%) não veem qualquer inconveniente em recorrer ao crédito automóvel ou a um aluguer de longa duração.

Umas das tendências verificadas por este estudo do Observador Cetelem, é o aumento rápido das ofertas de aluguer no mercado dos veículos novos e o facto de estas passarem a estar entre as opções de compra das famílias.

O facto de a família não ter de suportar o custo elevado do investimento inicial é uma das principais vantagens do aluguer de longa duração (ALD) ou com opção de compra (LE). Mais de um terço dos Europeus mostram-se interessados no LE e mais de um quarto no ALD.

Portugal surge no estudo do Observador Cetelem como um dos países mais interessado, sobretudo na opção de LE (46% comparativamente com uma média europeia de 35%).

«Para financiar um bem automóvel, o recurso ao crédito ou ao aluguer aparecem como soluções interessantes aos olhos dos Europeus. Estas formas de financiamento são para certas famílias o único meio de aceder ao automóvel e para outras, é talvez uma oportunidade para subir de gama, saltar para o mercado dos veículos novos, antecipar uma compra ou simplesmente evitar recorrer à poupança bloqueada e remunerada», afirma Diogo Lopes Pereira, Diretor de Marketing do Cetelem.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2013, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com).

Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio a Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos (amostras representativas das respetivas populações nacionais).

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são destaques de campanha europeia da Coca-Cola

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são os destinos turísticos algarvios selecionados para a campanha

Sul Informação

Quase um quarto dos portugueses esperou pelos saldos para fazer compras de Natal

As prendas são de Natal, mas em muitos casos há quem opte por as

Sul Informação

Papelarias recuperam o 1º lugar como local de compra de material escolar

As papelarias são, este ano, o local favorito para as compras de regresso às