Cerca de 130 pessoas estão inscritas na 5ª Travessia da Via Algarviana, que começa este sábado, dia 24, às 9h00, no Cabo de São Vicente.
Segundo Anabela Santos, da associação Almargem, que promove a Via Algarviana, desses apenas cerca de uma dezena está inscrita para cumprir a travessia de uma ponta à outra do Algarve. «A maior parte das pessoas inscreveram-se para um dia, um fim de semana, ou três ou quatro dias», explicou.
A abertura da 5ª edição consecutiva da travessia contará com uma breve apresentação do projeto junto ao farol do cabo de São Vicente, pelas 9h00 deste sábado.
À semelhança dos anos anteriores, a travessia irá manter toda a logística e apoio da entidade promotora e organizadora, a Associação Almargem.
Ainda são aceites inscrições diárias para as modalidades pedestre ou BTT, sem dormida informal. Os interessados deverão inscrever-se através do Formulário online disponível em www.viaalgarviana.org ou www.almargem.org.
Para informações usar os seguintes contactos: Associação Almargem: (+351) 289412959/ 938771316
A iniciativa conta com patrocínio de algumas empresas: REN, Vila Vita Parc, Grupo de Montanhismo “Sempre por Maus Caminhos” da CGD, Cimpor, bem como, com o apoio do Apolónia Supermercados, alguns Municípios e juntas de freguesia parceiros, Extremo Sul, MegaSport, GRIDE, Jaffers Supermercados, Moinho de Cachopo, Frutas Guerreiro, Associação Orelhas Sem Fronteiras e Quinta da Brejeira.
A Via Algarviana é um percurso pedestre de longa distância (300 km), classificado com Grande Rota (GR13). Inicia-se em Alcoutim, junto ao Guadiana, e termina no cabo de S. Vicente, em Vila do Bispo, passando pelas serras do Caldeirão e Monchique. Atravessa essencialmente zonas florestais e aldeias do interior algarvio, onde persistem ainda muitas das tradições rurais que o projecto pretende dar a conhecer.