As inscrições para o 6º Bootcamp de Aceleração da incubadora municipal StartUp Portimão estão abertas até 1 de Março.
Smart cities e alterações climáticas são temas centrais da edição deste ano, que retoma a vertente presencial e decorrerá nos dias 8 e 9 de Março e 12 e 13 de Abril.
A iniciativa será em inglês num formato híbrido, realizando-se o primeiro momento online, enquanto o segundo marcará o retorno da vertente presencial após os condicionalismos impostos pela Covid-19.
Os empreendedores à procura da oportunidade de elevar seu projeto ou negócio a um patamar superior podem fazer a sua candidatura, num total de 12 vagas gratuitas, até ao próximo dia 1 de Março,
Como tem vindo a acontecer desde 2018, quando foi realizada a primeira edição, os participantes no Bootcamp de aceleração contarão com várias sessões de formação em temas como finanças, marketing, abordagem a investidores, fontes de investimento, aspetos de melhoria na tomada de decisão e pitch training, entre outros, para além de momentos de networking, e speed mentoring com mentores experientes em áreas cruciais de desenvolvimento.
Farão ainda parte deste Bootcamp, várias «talks inspiradoras», culminando no dia 13 de Abril com a realização de uma conferência subordinada ao tema “As Smart Cities e as Alterações Climáticas”.
O 6º Bootcamp de Aceleração resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Portimão, o Autódromo Internacional do Algarve, os Territórios Criativos e a GEN Portugal, a maior plataforma de empreendedorismo do mundo, às quais se junta este ano a Escola de Hotelaria e Turismo – polo de Portimão.
Para promover esta iniciativa, a incubadora de negócios de Portimão está a realizar um roadshow que percorre instituições de ensino e parceiros, como são os casos da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo – polo de Portimão, do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e do polo local do Instituto do Emprego e Formação Profissional, visando prestar esclarecimentos e incentivar a participação de jovens empreendedores.
Segundo Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos, «depois de várias edições online, será retomada este ano a vertente presencial, numa clara aposta na transição digital e na sustentabilidade, temas que, além de estarem na ordem do dia, são fulcrais para o posicionamento dos negócios e dos respetivos territórios».
«Com um impacto positivo desde a primeira edição, volta-se a apostar do desenvolvimento das competências que proporcionam o sucesso dos empreendedores», sublinha o responsável.
Para Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, o Bootcamp é «um espaço privilegiado de partilha, colaboração e cooperação entre todos, à semelhança do que sucede com a StartUp Portimão a funcionar no Autódromo Internacional do Algarve e que gera no concelho novas sinergias e um importante potencial empreendedor».
A última edição do Bootcamp contou com 40 horas de formação, 12 startups participantes e empreendedores de Portugal, Brasil, Israel e Alemanha, além de uma dezena e meia de oradores.
A final da Bootcamp realizada no ano passado foi ganha pelo projeto Breakfastaway, com incubação virtual na StartUp Portimão, desenvolvido pelo empreendedor Leonardo Mariano Silva, que proporciona a clientes de alojamento local, hotelaria e residentes uma experiência de pequenos-almoços de hotel sem sair de casa e que já faz centenas de entregas diárias, sobretudo em Braga, no Porto, em Lisboa e na região algarvia.
O segundo lugar pertenceu ao Central Cook, um serviço de aluguer de cozinhas industriais, e o projeto MyFairyNanny, criado há cerca de um ano por duas amigas, Carina Cruz e Carolina Carrola, empreendedoras da StartUp Portimão.