O britango ou abutre-do-egito (Neophron percnopterus) é a ave escolhida como estrela da edição de 2016 do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres, que este ano terá mais dias, para aproveitar o feriado nacional, já que irá decorrer de 30 de setembro a 5 de outubro.
Mas esta não é a única novidade: as inscrições nas inúmeras atividades começam em julho, um mês antes do que é normal, estando também em processo de registo a marca do festival.
Esta que é a sétima edição do Festival foi apresentada no dia 14 de Março, no salão nobre da Câmara Municipal de Vila do Bispo.
A abertura da sessão foi marcada pela assinatura de um novo protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal, representada pelo seu presidente Adelino Soares, a Associação Almargem, representada pelo presidente da direção José Victoriano, e a SPEA, representada pela presidente da direção Clara Ferreira.
O protocolo, como é hábito nestas coisas, define o montante de comparticipação atribuído pelo município àquelas entidades e os deveres de cada entidade na organização do evento.
Quanto à ave escolhida como estrela, o britango ou abutre-do-Egito é também a espécie que a SPEA elegeu como “Ave do Ano”.
Esta é uma das aves planadoras que passa por Sagres todos os anos, sobretudo aves imaturas e juvenis, durante setembro e princípio de outubro.
A sua população sofreu um declínio, em Portugal e Espanha, de cerca de 30% nas últimas três décadas, devido à degradação do habitat, perturbação humana e perseguição, encontrando-se atualmente em perigo de extinção.
O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres foi o projeto vencedor na edição de 2015 dos Prémios Município do Ano da plataforma UM-Cidades, da Universidade do Minho, na categoria regional e nacional, reconhecendo o seu mérito.