Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

abutre-do-egitoO britango ou abutre-do-egito (Neophron percnopterus) é a ave escolhida como estrela da edição de 2016 do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres, que este ano terá mais dias, para aproveitar o feriado nacional, já que irá decorrer de 30 de setembro a 5 de outubro.

Mas esta não é a única novidade: as inscrições nas inúmeras atividades começam em julho, um mês antes do que é normal, estando também em processo de registo a marca do festival.

Esta que é a sétima edição do Festival foi apresentada no dia 14 de Março, no salão nobre da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

A abertura da sessão foi marcada pela assinatura de um novo protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal, representada pelo seu presidente Adelino Soares, a Associação Almargem, representada pelo presidente da direção José Victoriano, e a SPEA, representada pela presidente da direção Clara Ferreira.

O protocolo, como é hábito nestas coisas, define o montante de comparticipação atribuído pelo município àquelas entidades e os deveres de cada entidade na organização do evento.

apresentação do festival de observação de aves de sagresQuanto à ave escolhida como estrela, o britango ou abutre-do-Egito é também a espécie que a SPEA elegeu como “Ave do Ano”.

Esta é uma das aves planadoras que passa por Sagres todos os anos, sobretudo aves imaturas e juvenis, durante setembro e princípio de outubro.

A sua população sofreu um declínio, em Portugal e Espanha, de cerca de 30% nas últimas três décadas, devido à degradação do habitat, perturbação humana e perseguição, encontrando-se atualmente em perigo de extinção.

O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres foi o projeto vencedor na edição de 2015 dos Prémios Município do Ano da plataforma UM-Cidades, da Universidade do Minho, na categoria regional e nacional, reconhecendo o seu mérito.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Segurança nos portos de Portimão, Lagos e Sagres e necessidades dos ilhéus motivam obras

Intervenções «a pensar na segurança» nos Portos de Pesca de Portimão, Lagos e Sagres

Sul Informação

Já abriram as inscrições nas mais de 200 atividades do Festival de Observação de Aves de Sagres

Abriram este sábado as inscrições para as mais de 200 atividades previstas no programa

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,