Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Portagens Via do Infante_1Há o risco de a anunciada redução dos preços das portagens na Via do Infante e noutras ex-Scut «seja apenas de 15 por cento», alertou esta quarta-feira a Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL).

A associação empresarial baseia os seus receios no facto de um estudo feito pela Infraestruturas de Portugal (IP) sobre o impacto da redução do preço das portagens nas ex-SCUT, encomendado pelo anterior Governo, «ter como caso-base uma diminuição de apenas 15%».

«Isso pode indiciar vontade política de só reduzir 15%. Se for essa a decisão, a ACRAL está frontalmente contra, porque isso representa o incumprimento de um compromisso com o Algarve – o de haver um corte de 50% – e é, ao mesmo tempo, uma redução manifestamente insuficiente», na visão do presidente da ACRAL Álvaro Viegas.

A associação defende que haja «uma redução faseada de, no mínimo, 25 por cento agora, chegando gradualmente aos 50%, conforme foi prometido».

O estudo da IP calcula que «uma descida de 15% dos preços nas antigas SCUT aumentaria a receita global do Estado em quase 22 milhões de euros». Os ganhos em receitas com portagens seria especialmente grande na Via do Infante, que «com uma redução de 15%, renderia mais cinco milhões de euros».

Juntando os valores estimados para as sete autoestradas avaliadas, em todas as hipóteses estudadas, o Estado ficaria a ganhar dinheiro se descesse os preços, mesmo se esta descida chegasse aos 35%.

«Não se compreende que as reduções não estejam ainda em vigor e também não se compreenderá se vier a ser aplicado uma diminuição inferior a esse valor ou de pelo menos 25%, como propomos», alegou Álvaro Viegas.

«Preocupante é estarmos a entrar nos dois meses de pico de Verão e não se vislumbrar nenhuma decisão: isto é prejudicial para os utentes da Via do Infante, para o turismo, comércio, para as empresas, para o Algarve, para a economia e, como se vê, inclusivamente para as receitas do próprio Estado», acrescentou.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Plataforma colaborativa para empresas de animação turística vence “Ideias em Caixa 2016”

O projeto Pluralo, de criação de uma plataforma colaborativa entre empresas de animação turística

Sul Informação

Águas do Algarve lança concursos para empreitadas nos concelhos de Albufeira e Castro Marim

A Águas do Algarve lançou dois concursos públicos no dia 6 de Julho, um

Sul Informação

E que tal dar um passeio de sidecar e depois mergulhar do céu em paraquedas?

Já pensou em fazer um passeio de moto com sidecar e depois dar um