Se procura terras para produzir ou investir, se é proprietário e não utiliza as suas terras, ou se pretende concorrer às terras do Estado, então informe-se acerca das vantagens do projeto Bolsa de Terras e contribua para o desenvolvimento rural do seu concelho. Estes são alguns dos aspetos que serão abordados na sexta-feira, 11 de dezembro, às 14h30, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Albufeira, numa sessão de esclarecimento sobre a Bolsa de Terras.
A sessão, com entrada livre, destina-se elucidar a população do concelho acerca da disponibilização, promoção, arrendamento e procura de terras para fins produtivos.
A Bolsa Nacional de Terras é um instrumento inovador criado pelo Ministério da Agricultura, que pretende facilitar o acesso à terra, mesmo quando esta não esteja a ser utilizada, através da identificação e promoção da sua oferta.
Para tal, todas as operações são efetuadas através de um sistema informático e de uma rede de entidades de proximidade ao cidadão. É de acesso livre e gratuito para os utilizadores.
A sessão irá contar com a presença de representantes da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), que esclarecerão os participantes sobre os prédios e os terrenos baldios disponibilizados na bolsa de terras, nomeadamente a área, aptidão agrícola, florestal ou silvopastoril, principais caraterísticas do solo, eventuais restrições à sua utilização, tipo de cedência pretendida e respetivo valor.
A iniciativa, uma organização da Câmara Municipal de Albufeira, da DGADR e do Ministério da Agricultura e do Mar, é de entrada livre e é dirigida sobretudo a jovens agricultores, proprietários agrícolas e florestais, entidades gestoras de áreas baldias e técnicos da GeOP (entidades gestoras operacionais da Bolsa Nacional de Terras).
As inscrições podem ser efetuadas através dos contactos: age@cm-albufeira.pt ou 289 599 579.
Para mais informações sobre a Bolsa de Terras consultar: www.bolsanacionaldeterras.pt