A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se realiza entre 25 de fevereiro e 1 de março, na Feira Internacional de Lisboa, contará mais uma vez com a presença da Região de Turismo do Algarve (RTA), que destacará as suas ofertas de turismo para todo o ano e anunciará, no dia 27, às 12h30, as grandes novidades turísticas da região para 2015.
Com enfoque na Natureza, a RTA estará no Espaço Algarve, um stand de 441 metros quadrados que partilhará com os municípios da região e 20 empresas do setor turístico algarvio, com módulos de negócio onde farão venda direta de pacotes de férias a preços especiais, na habitual «Algarve Convida».
A novidade deste ano é que a «Algarve Convida», em curso durante a própria BTL, servirá de amostra para outubro, mês em que regressará a Lisboa mas de forma exclusiva, ocupando o MEO Arena – Sala Tejo com o melhor da oferta algarvia e descontos para os portugueses.
Entre os projetos em destaque no stand algarvio durante a BTL estarão a Rota dos Vinhos do Algarve, através da Comissão Vitivinícola do Algarve, a Dieta Mediterrânica, em conjunto com o município de Tavira, e a Cataplana Algarvia. Esta terá um protagonismo especial, já que todos os dias haverá um workshop de cataplana mista ou de polvo com batata-doce conduzido pelo chef José Niza do restaurante Tertúlia Algarvia, que revelará a convidados e visitantes os segredos da confeção deste prato da cozinha tradicional algarvia.
Será ainda dado realce à «Algarve Nature Week», um evento de turismo de natureza com organização da RTA que decorrerá de 11 a 19 de abril, oferecendo aos turistas e residentes algarvios várias propostas ativas ao ar livre.
Caminhadas, observação de aves e de cetáceos, passeios equestres, de barco ou bicicleta, mergulho e saídas de interpretação da flora e da fauna da região são algumas das sugestões, a preços simpáticos, que em breve estarão em www.algarvenatureweek.pt.
Para o presidente da RTA Desidério Silva, «os produtos de Natureza e de Gastronomia e Vinhos associam-se a uma região onde o Sol, a Praia e o Golfe têm recebido prémios internacionais. O Algarve é um destino que é identificado pelos nossos mercados, mas isso não chega. Tem de haver uma complementaridade da oferta, porque queremos que haja Algarve todo o ano».
A 27ª edição da BTL repete a fórmula de sucesso de anos anteriores, posicionando-se como a maior feira de turismo destinada a países de Língua Portuguesa, com um universo de 280 milhões de potenciais consumidores.
Nesta edição da feira, como em anos anteriores, os dois primeiros dias (25 e 26 de fevereiro) estão reservados para os profissionais do setor, entre as 10h00 e as 20h00.
No dia 27, a feira funcionará entre as 10h00 e as 23h00, sendo que o público em geral poderá entrar a partir das 18h00. Os últimos dois dias estarão abertos a todos: no dia 28 de fevereiro entre as 12h00 e as 23h00; no dia 1 de março, entre as 12h00 e as 20h00.