Um total de 691.676 voltas realizaram-se, durante o primeiro semestre de 2016, nos campos de golfe da região, um número que representa um aumento de 14,9% face ao período homólogo do ano anterior.
Segundo a Associação Turismo do Algarve (ATA), a agência responsável pela promoção turística da região junto dos mercados externos, depois de, no final de 2015, ter sido batido o recorde de número de voltas de golfe realizadas na região, com um número próximo das 1.200.000, o primeiro semestre de 2016 tem-se revelado promissor.
“Num ano especial em que o Algarve está a comemorar os 50 anos de existência da prática de golfe na região, estes resultados são bastante animadores e acreditamos que a tendência seja para que continuem a crescer, nomeadamente, e entre outros aspetos, devido à forte estratégia de promoção que temos vindo a desenvolver em parceria com o setor privado da indústria de turismo de golfe”, afirma Dora Coelho, diretora executiva da ATA.
O golfe é considerado um produto turístico de “extrema relevância para o Algarve, na medida em que contribui, de forma significativa, como uma alternativa forte e eficaz no combate à sazonalidade e à grande dependência que o destino revela face ao produto sol e mar”, salienta ainda a ATA.
Contando, neste momento, com cerca de 40 campos de golfe, dispersos pela região e com diferentes características, o Algarve reúne um conjunto de condições que fazem deste “um destino de golfe de excelência, com destaque para a qualidade das infraestruturas e para o bom clima que permite a prática desta modalidade ao longo de todo o ano”.
Neste contexto, e no seguimento da aposta forte e contínua que a ATA faz na divulgação deste produto, o golfe do Algarve “tem vindo a conquistar um reconhecimento internacional crescente, assumindo atualmente um peso fulcral nas receitas globais da região”.
A ATA destaca ainda “o papel da indústria de turismo de golfe que, ao longo destes últimos anos, tem demonstrado uma capacidade incondicional em manter os campos de golfe com a qualidade que lhes é reconhecida internacionalmente, não obstante todas as adversidades ocorridas entre os anos de 2008 e 2011”.
Entre os mercados que revelam um maior interesse pelo golfe neste destino e que têm contribuído para os resultados positivos obtidos em torno deste produto, encontram-se o Reino Unido, a Alemanha, a Holanda e a Irlanda (mercados já consolidados), a Dinamarca e a Suécia (vistos ainda como mercados com potencial de desenvolvimento) e, por último, a França, que este ano revelou uma forte procura.