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brexitO Turismo do Algarve vai intensificar a promoção da região no mercado do Reino Unido e apostar nas relações bilaterais com a comunidade britânica que vive na região, para tentar conter os potenciais efeitos negativos do Brexit na região.

Cerca de duas semanas depois da maioria dos eleitores britânicos ter decidido pela saída da União Europeia, no referendo que foi realizado, a Região de Turismo do Algarve (RTA) reuniu com os principais agentes do setor e com as Câmaras algarvias para montar uma estratégia regional na relação com aquele que é o principal mercado emissor de turistas para Portugal.

Além do reforço da aposta na promoção do Algarve e de uma maior aproximação à comunidade britânica no Algarve, foi identificada a necessidade de procurar «a diversificação dos mercados emissores, de modo a melhorar a complementaridade na procura da região».

Apesar de a larga maioria dos agentes económicos algarvios, ouvidos pelo Sul Informação no dia a seguir ao referendo no Reino Unido, não acreditar que o Brexit possa afetar o fluxo de turistas britânicos para a região, a importância deste mercado para o Algarve aconselha a uma reação por antecipação.

«O Reino Unido é o principal mercado turístico de Portugal, representando 8,3 milhões de dormidas anuais em alojamento classificado, e o Algarve é o principal destino dos turistas britânicos no país, registando cerca de 70 por cento dessas dormidas, pelo que importa manter a confiança do destino na capacidade de os seus agentes continuarem a granjear a preferência dos turistas britânicos», ilustrou a RTA.

Outra questão central é a desvalorização da libra, um dos efeitos imediatos da decisão dos britânicos pela saída da UE, que pode afetar o volume de receitas geradas pelos turistas do Reino Unido na região, que ascendem a «1500 milhões de euros».

Na reunião participaram a RTA, Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Associação Turismo do Algarve (ATA), Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor (ARAC), Associação de Empresas de Animação Turística do Algarve (Algarve Anima), Aeroporto Internacional de Faro, Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), Confederação dos Empresários do Algarve (CEAL) e Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).

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