A Região de Turismo do Algarve vai participar, pela primeira vez, na Feira Ibérica de Turismo, que se realiza no Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda, entre 28 de Abril e 1 de Maio.
Na quarta edição deste evento, o Algarve «promove-se e apresenta a sua oferta diferenciadora na cidade mais alta de Portugal, com o intuito de captar mais turistas nacionais e espanhóis. Em destaque estará ainda o turismo de natureza, um segmento prioritário da edição de 2017 da FIT», adianta a RTA.
Para a entidade, o certame assume-se «como uma oportunidade única para divulgar e promover a região junto do mercado interno alargado, dando a conhecer as potencialidades do destino aos turistas provenientes do Centro do país e aos turistas espanhóis, que se encontram a apenas 50 quilómetros da Guarda».
«A cidade da Guarda tem uma localização privilegiada para a promoção do intercâmbio turístico a nível ibérico, pois encontra-se à mesma distância das duas capitais, Lisboa e Madrid. Participar na FIT é uma oportunidade singular para os operadores e agentes turísticos algarvios estabelecerem contactos privilegiados, desenvolverem parcerias, e darem a conhecer os seus produtos e serviços, junto do mercado interno alargado», explica Desidério Silva, presidente da RTA, que também vai participar na sessão oficial de abertura da FIT.
Desidério Silva acrescenta que «pela proximidade geográfica e pela partilha comum de inúmeros traços culturais, Espanha é um dos mercados estratégicos para o Algarve, nomeadamente em épocas mais baixas. Este ano, gostaríamos de ver o mercado espanhol entrar no ranking dos cinco principais mercados emissores do Algarve. É assim fundamental que a região invista em certames desta importância, para aumentar a aposta numa promoção de proximidade».
À semelhança do que aconteceu na FITUR, a RTA marca presença num stand conjunto com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, em que o Município de Tavira apostará na divulgação da Dieta Mediterrânica.
Cabo Verde é o país convidado e a Extremadura é a região de Espanha em destaque nesta 4ª edição da FIT.
No evento, vão participar operadores hoteleiros, Comunidades Intermunicipais, Comissões Vitivinícolas, Regiões de Turismo, empresas de turismo ativo, agências de viagens, Câmaras Municipais e Associações que, segundo a RTA, farão da FIT 2017 «um evento chave na cooperação ibérica».